A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau revelou este domingo, 08 de setembro de 2024, que aeronave Gulfstream IV, de bandeira e registo mexicano, apreendido ontem (sábado) no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, transportava 78 fardos de cocaína, que transportavam 2.633,1 quilogramas de cocaína, constituindo assim a maior apreensão de droga na história do país.
A informação sobre a quantidade da droga transportada pela aeronave foi tornada pública hoje por meio de um comunicado divulgado no portal de informação da PJ, consultado pelo Jornal O Democrata.
O comunicado informa que no âmbito da “Operação Landing”, foram detidos todos os tripulantes da aeronave, incluindo o piloto, frisando que entre os detidos encontram-se cinco cidadãos latino-americanos: dois de nacionalidade mexicana, um colombiano, um equatoriano e um brasileiro.
A operação, de acordo com o comunicado, foi realizada em estreita cooperação com a Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos da América e o Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC- N). Ainda se lê no comunicado que a nível nacional, a PJ contou com a colaboração da Guarda Nacional, da Polícia da Ordem Pública e do Serviço de Informação e Segurança (SIS).
A PJ informa, neste particular, que os cinco detidos serão apresentados amanhã (segunda-feira), 09 do mês em curso, ao Ministério Público, junto à Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, para o primeiro interrogatório judicial e a subsequente aplicação de medidas de coação.
A polícia avança que a investigação continuará a decorrer com o objetivo de desmantelar toda a rede envolvida neste tráfico de droga.
Por: Assana Sambú