Qualificação CAN’2025: BOA MORTE PROMETE “LUTAR PELOS TRÊS PONTOS” DIANTE DE MOÇAMBIQUE

O selecionador nacional de futebol, Luís Boa Morte, garantiu hoje em Maputo, que a Guiné-Bissau vai “lutar pelos três pontos” diante da seleção de Moçambique, em partida da segunda jornada da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos.

“Penso que as nossas ambições são iguais às de Moçambique que é vencer o jogo, mas nós, seja onde formos jogar, vamos encarar o adversário “olhos nos olhos”, em busca dos três pontos que é a exigência máxima e não queremos outras que não seja uma vitória”, afirmou Luís Boa Morte.

Boa Morte falava em conferencia de imprensa no Estádio Nacional do Zimpeto na capital moçambicana, após a última sessão do treino da Guiné-Bissau neste recinto desportivo com capacidade para 42 mil espectadores, segundo indicação que a secção desportiva do Jornal O Democrata recebeu junto da imprensa daquele país lusófono.

O treinador luso são-tomense, que se estreou nesta caminhada para o próximo CAN com uma vitória em casa frente à seleção de Eswatini por 1 a 0 na última quinta-feira, lembrou que a equipa de Moçambique tem uma seleção jovem que joga muito bem e teve uma prestação no CAN que decorreu na Costa do Marfim entre janeiro e fevereiro de 2024.

“O selecionar continua a ser o mesmo, as ideias são implementadas, por isso, sabemos que será um jogo com bastante atenção, como os outros entre as duas seleções, mesmo sabendo que viemos de uma vitória, não nos garante nada neste momento”, disse.

Boa Morte, que substitui Baciro Candé, no cargo desde o mês de março último, voltou a transmitir aos jornalistas que o seu objetivo é estar no próximo CAN, incluindo também o Campeonato do Mundo de 2026. “Não vamos fugir, a questão é e será este o objetivo. Encontrei um grupo bem moralizado, trabalham bem, são jogadores que têm atitudes. Integram a dinâmica por isso, estou contente com o grupo”, acrescentou o selecionador nacional.

Na sua curta declaração, o selecionador nacional garantiu que o grupo está na máxima força e disponível para o embate contra a seleção moçambicana, no jogo que está agendado para amanhã, terça-feira, 10 de setembro, na capital de Moçambique.

Na conferência de imprensa de antevisão desta partida entre as duas seleções com relações históricas, Boa Morte teve a companhia de Jefferson Encada. O jovem defesa direito da seleção nacional é um dos jogadores em grande forma no grupo de trabalho.

Encada, que joga no Phardo da primeira liga do Egito, assegura que os jogadores estão motivados e prontos para defrontar a seleção moçambicana na segunda jornada do apuramento para o maior torneio de futebol em África.

“Estamos focados para o jogo de amanhã, mas sabemos que Moçambique é uma seleção forte e nós também confiamos no nosso grupo e no nosso treinador, portanto, vamos disputar esta partida como as outras”, afirmou Encada.

Inserida no grupo I, juntamente com o Mali, Moçambique e Eswatini, a Guiné-Bissau procura a quinta qualificação consecutiva no CAN. Na primeira jornada do apuramento, os “Djurtus”, como é conhecida seleção nacional, conseguiu somar três pontos, após uma vitória tangencial diante de Eswatini.

No outro jogo da primeira jornada do mesmo grupo, as seleções do Mali e Moçambique empataram por 1 golo cada, em partida realizada em Bamoko, capital maliana.

Após a conclusão da primeira jornada, a Guiné-Bissau lidera o grupo com três pontos, seguida de Moçambique e Mali, ambos com um ponto cada. A seleção de Eswatini está no último lugar com zero pontos.

A partida entre as seleções de Moçambique e Guiné-Bissau terá início às 13 horas da Guiné-Bissau desta terça-feira.

De salientar que no último CAN, marcaram presenças quatro nações lusófonas: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *