EMBAIXADOR DE PORTUGAL REVELA QUE O AGENDAMENTO PARA PEDIDO DE VISTO É GRATUITO

O Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, Miguel Silvestre, revelou que o serviço de agendamento para pedidos de visto e autenticação de documentos junto do serviço consular da embaixada “é um serviço inteiramente gratuito”.

O diplomata português falava esta terça-feira, 11 de Setembro de 2024, depois da visita de cumprimentos ao novo Secretário de Estado das Comunidades, Nelson Pereira, na qual disse que abordou com o governante guineense entre outros pontos as questões consulares, de acesso para pedidos de vistos, acesso aos serviços consulares no que concerne às autenticações e às questões de agendamento.  

Relativamente às queixas sobre os preços exorbitantes cobrados no serviço consular da Embaixada, esclareceu que as referidas somas não são cobradas pelos serviços consulares, “mas essas cobranças são feitas por intermediários e por redes clandestinas”. 

O embaixador de Portugal prometeu, na sua declaração,continuar a evidenciar esforços no sentido de garantir que qualquer pessoa que queira ter acesso aos serviços consulares possa fazê-lo de forma tranquila e sem ser cobrada.

Relativamente ao processamento de vistos, o diplomata português disse que neste momento a embaixada de Portugal está a processar de forma muito intensa os pedidos de vistos dos estudantes guineenses que acederam ao ensino superior de Portugal através das universidades públicas.

Por sua vez, o Secretário de Estado das Comunidades, Nelson Pereira, diz ter recebido garantias do embaixador de Portugal em evidenciar esforços na melhoria dos serviços consulares da Embaixada.

Garantiu manter linha de contacto e de informação com a embaixada de Portugal e accionar mecanismos com a polícia judiciária a fim de martelar a rede secretos de cobranças de agendamento e consequentemente melhorar o serviço.     

Afirmou que a embaixada não pode acabar com as agências, mas enfatizou que é preciso sensibilizar as pessoas para não caírem na linha de redes secretas.   

Por: Carolina Djeme

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *