O diretor-geral do Gabinete Técnico de apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE), Gabriel Gibril Baldé, entregou esta terça-feira, 17 de setembro de 2024, ao presidente interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE), M’Pabi Kabi, os ficheiros dos cadernos eleitorais atualizados.
O ato da entrega aconteceu nas instalações da comissão Nacional de Eleições na presença de diferentes personalidades.
Após a formalização do ato, Gabriel Gibril Baldé disse que as atualizações dos cadernos eleitorais são feitas, independentemente de haver ou não as eleições, como manda a lei, entre “janeiro, fevereiro e março de cada ano”, constando nos cadernos “os cidadãos nacionais que completaram 18 anos depois da última atualização”.
Segundo o diretor-geral do GTAPE, este ano o país cumpriu esse exercício e “hoje estamos em condições de entregar os cadernos à Comissão Nacional de Eleições para que possa prosseguir com os trabalhos, conforme a legislação manda”.
“Quero agradecer a todos intervenientes no processo de atualização, começando pelos motoristas, seguranças, encarregados de limpeza, brigadistas, supervisores, coordenadores regionais e provinciais, cartógrafos, comissões setoriais cinco, corpo diretivo do GTAPE e as RCR’s com os seus respetivos delegados que acompanharam o processo desde o início até ao momento. Sempre trabalhamos de mãos dadas com a CNE, por isso queremos agradecer a colaboração desta instituição que, por lei, é o órgão fiscalizador dos atos de recenseamento e das atualizações feitas pelo GTAPE”, sublinhou.
Gibril Balde aproveitou a ocasião para pedir ao governo no sentido de criar as condições para conservação dos materiais e dos equipamentos daquela instituição, lembrando que estão num estado avançado de degradação”, advertiu.
Defendeu que o GTAPE precisa de recursos humanos para fazer manutenção permanente dos equipamentos a fim de poder ter uma vida útil para próximos processos de actualização, minimizando os custos de cada vez que o país precisar de atualizar os cadernos ter que recorrer aos parceiros para adquirir novos equipamentos ou materiais.
Por seu lado, o presidente interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE), M’Pabi Kabi, disse que a entrega de ficheiros dos cadernos eleitorais em observância às disposições legais previstas na lei de recenseamento eleitoral, “é um testemunho inequívoco do significativo passado, para traduzir em realidade as eleições legislativas antecipadas de 24 de novembro próximo”.
O responsável da CNE assegurou que, conforme a previsão legal da lei de recenseamento eleitoral, os dados serão publicados e divulgados nos órgãos de informação, inclusive o mapa com resultados globais do recenseamento.
Neste particular, da actualização do recenseamento, M’ Pabi Kabi garantiu aos guineenses e à comunidade internacional que a CNE tudo fará para assegurar os princípios e valores da integridade eleitoral.
Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A