O Presidente da Assembleia Nacional Popular, Domingos Simões Pereira, convocou para o dia 20 de setembro os órgãos internos do Parlamento para analisar a a situação sociopolítica nacional.
Simões Pereira deverá reunir primeiro com os membros da mesa da ANP, Fernando Dias da Costa, primeiro vice-presidente, Satu Camará, segunda vice-presidente, Dam Ialá, primeira Secretária e Gabriela Fernandes, segunda secretária, pelas 9h30’, e em seguida vai reunir com os Presidentes dos Grupos Parlamentares pelas 11h e, por último, a Comissão Permanente pelas 12h.
Em cima da mesa, segundo as convocatórias com a data de 18 de setembro de 2024 consultadas por O Democrata, estarão os assuntos ligados a situação sociopolítica nacional, nomeadamente, a avaliação das implicações político constitucionais dos atos dos órgãos de soberania, a situação prevalecente nos Tribunais, em especial no Supremo Tribunal de Justiça e o término do mandato dos membros da Comissão Executiva da Comissão Nacional de Eleições eleita na IX Legislatura.
Refira-se que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu o Parlamento a 4 de dezembro de 2023, por “gravidade” dos acontecimentos dos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2023, nomeadamente o assalto às celas da Polícia Judiciária por parte de um grupo de militares da Guarda Nacional. O chefe de Estado considera essa atitude como uma tentativa de subversão da ordem constitucional.
Depois de quatro meses de bloqueio, o governo decidiu em março reabrir a Assembleia Nacional Popular para os serviços administrativos.
A reunião dos órgãos internos da ANP desta sexta-feira vai ser a primeira desde a dissolução do Parlamento em dezembro de 2024.
Por: Tiago Seide