Quinze partidos políticos do xadrez político da Guiné-Bissau assinaram esta quarta-feira, 25 de setembro de 2024, um acordo político de coligação Plataforma Republicana “NÓ CUMPU GUINÈ”, para concorrer às próximas eleições legislativas marcadas para 24 de novembro do ano em curso, como também apoiar a candidatura do atual Presidente da República.
Trata-se do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM G-15) liderada por Adja Satu Camará Pinto, do Partido da Renovação Social (PRS) liderado por Félix Blutna Nandungue, da Resistência da Guiné-Bissau (RGB), do Partido da Nova Democracia (PND), do Congresso Nacional Africano (CNA), do Partido Africano para a Liberdade e Desenvolvimento da Guiné (PALDG), do Partido Luz da Guiné-Bissau (PLGB), do Partido Africano para Paz Estabilidade Social (PAPES), do Movimento Patriótico (MP), do Partido Republicano da Independência e Desenvolvimento (PRID), do Partido Unido Social Democracia (PUSD), do Partido da Nova Guiné Democrática (PNGD), do Partido Republicano Guineense (PRG), do Manifesto de Povo (PMP) e do Partido da Reconciliação e Trabalho (PRT).
O acordo político tem como objetivo estabelecer princípios e normas que regulam e definem os compromissos pré e pós-eleitoral assumidos pelas partes signatárias, criando uma coligação eleitoral que conduzirá à vitória eleitoral nas próximas eleições legislativas e assegurará uma governação assente na estabilidade política e promoção do desenvolvimento, bem como criará as condições políticas eleitoralistas que assegurem a reeleição do Presidente Umaro Sissoco Embaló ao cargo do Presidente da República.
Após a assinatura de acordo, Félix Blutna Nandungue, em nome da coligação, disse que a celebração do acordo entre as formações políticas do país demostra claramente que é possível os guineenses se entenderem e que todos os partidos já perceberam que para desenvolver a Guiné-Bissau é preciso que haja união.
“Queremos exortar as outras formações políticas para fazerem a mesma coisa, deixar de lado as guerras para se unirem e trabalharem para o desenvolvimento do nosso país. Queremos pedir aos guineenses para terem confiança na Plataforma Republicana “NÓ CUMPU GUINÈ”, por causa das pessoas que fazem parte da coligação e sinal de que estão a ser dados passos importantes para o desenvolvimento da nação guineense para uma paz duradoura”, sublinhou.
O político assegurou que os dirigentes que fazem parte da coligação irão trabalhar arduamente para servir o país e a população guineense, dando dignidade que merecem como qualquer povo do mundo, mas tudo será demonstrado na prática nos trabalhos que vão ser desenvolver futuramente.
“Devemos trabalhar para mostrar ao povo guineense que somos capazes de fazer algo de bom para desenvolver a Guiné-Bissau. Os responsáveis desta Plataforma Republicana NÓ CUMPU GUINÈ não estão aqui para trabalhar pelo interesse próprio, mas sim para o povo guineense que tanto precisa e almeja o desenvolvimento”, advertiu.
Por: Aguinaldo Ampa