Qualificação CAN’2025: BETO E VÍTOR RUFINO SÃO NOVIDADES NA LISTA DOS CONVOCADOS DE BOA MORTE 

Após várias indecisões, finalmente o futebolista guineense Beto, aceitou jogar pela seleção de futebol da Guiné-Bissau. O jovem avançado que joga na primeira liga inglesa de futebol faz parte da lista dos convocados da Seleção Nacional para os dois próximos jogos da Guiné-Bissau frente ao Mali nesta fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos.

Beto, que ao longo dos últimos anos manteve a esperança de jogar pela seleção portuguesa de futebol, é agora uma das novidades na lista dos 24 futebolistas convocados pelo Selecionador Nacional, Luís Boa Morte.

Na lista tornada pública está terça-feira, 01 de outubro de 2024 na página oficial do Facebook da Federação Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), consultada pela secção desportiva do Jornal O Democrata, destaque vai ainda para a convocatória de Vítor Rufino, que joga na União Desportiva de Leiria da segunda liga portuguesa de futebol.

Beto e Rufino, que nasceram na Europa, terão a oportunidade de vestir, pela primeira vez, a camisola da Seleção Nacional nesta dupla jornada de apuramento para a maior competição de futebol africano, organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), diante da seleção do Mali.

Nesta lista dos eleitos do técnico luso-santomense, destaque para os regressos de Mauro Teixeira e Ricardino Té. Té, conhecido no mundo do futebol por “Oblack”,  é o único jogador que atua no Campeonato Nacional convocado por Boa Morte para o jogo contra a seleção do Maliana.

Em relação à  última convocatória para o jogo com Eswatini e Moçambique, primeira e segunda jornada de fase da qualificação para o CAN’2025, ficaram de fora Marcelo Djaló, Gilberto Batista, Elves Baldé e Sene Camará, defesa direito do Sport Bissau e Benfica, atual campeão nacional. 

Ouvido pelo Democrata, o comentador desportivo, Gorky Medina, enalteceu a preponderância do Selecionador Nacional em convencer o avançado guineense, Beto, a jogar pela Guiné-Bissau nas competições internacionais, onde a seleção do país busca a qualificação, nomeadamente para o CAN e para o Mundial.

“É um grande feito e Luís Boa Morte conseguiu convencer o Beto para representar a Guiné-Bissau, tendo em conta que é mais atrativo, um jogar da categoria de Beto a jogar por Portugal com todo o mediatismo, organização e profissionalismo à volta do grupo”, disse.

Medina, que foi jogador da seleção nacional, disse que a Guiné-Bissau agora vai ter uma linha atacante com dois jogadores que jogam nos dois dos cinco principais campeonatos europeus, nomeadamente a França e a Inglaterra. Trata-se de Beto e Mama Baldé, atual capitão da seleção nacional. 

Na visão de Medina, a partir de agora o avançado guineense vai ter outro estatuto no seu clube, porque agora vai  jogar nos diferentes balcões, vestindo a camisola da Seleção Nacional futuramente, poderá relançar a sua carreira como jogador.

Por seu turno, o técnico nacional, Antolivio Jorge da Silva “Basinas”, disse que a vinda de Beto é mais uma valia para a Seleção Nacional, porque joga numa das melhores ligas de futebol mundial, contudo lamentou que tenha sido utilizado pouco no seu clube nos últimos jogos.

“Beto sempre foi um jogador de quem os guineenses estavam com enormes expectativas para vê-lo jogar pela nossa seleção, tendo em conta o nível que alcançou como jogador, que poderá convencer muitos dos jogadores abraçarem o projeto da Guiné-Bissau.

Conhecido no mundo de futebol por “Basinas”, o jovem técnico espera que a vinda de Beto ajude a Guiné-Bissau a alcançar os seus objetivos, apurando-se novamente para o CAN’2025, no grupo onde está inserida.

Apesar de a Guiné-Bissau estar na fase de qualificação para o CAN e para o Mundial nos últimos anos, o país continua a ter dificuldades em convencer vários jogadores que militam no futebol europeu a jogar pela Seleção Nacional.

Nomes como Roger Fernandes, Álvaro Djaló, Diego Moreira, Tiago Djaló, Giovany Quenda entre outros jovens talentosos continuam a sonhar representar seleções europeias. Recentemente, Quenda, que joga no Sporting Clube de Portugal, recusou um convite endereçado pela FFGB e preferiu jogar pela Seleção de Portugal.

Numa recente entrevista a O Democrata, o comentador desportivo, Camnate Domingos Binhafa, defendeu que  o fundamental é a FFGB apresentar um projeto credível no sentido de motivar estes jovens a representarem a Guiné-Bissau futuramente nas diferentes competições de futebol.

Aqui está a lista de convocados do Selecionador Nacional de Futebol, Luís Boa Morte, divulgada pela FFGB: 

Guarda-redes: Fernando Embadje, Manuel Issufe Djaló, Manuel Baldé e Ricardino Té “Oblack”.

Defesas: Jefferson Encada, Opa Sangante, Vítor Rofino, Sambinha, Sori Mané, Nanú e Fali Candé.

Médios: Bura, Alfa Semedo, Janio Bikel, Dálcio Gomes, Jardel, Carlos Mané e Zidane Banjaqui.

Avançados: Mama Baldé, Mauro Teixeira, Romário Baldé, Zé Turbo, Franculino Djú e Beto.

Inserida no grupo I, juntamente com Moçambique, Mali e Eswatini, a Guiné-Bissau soma três pontos na tabela classificativa, após a conclusão da primeira e da segunda jornada do apuramento para o CAN. As seleções do Mali e Moçambique lideram o grupo com 4 pontos cada e a seleção de Eswatini está em último lugar com zero pontos.

Na primeira jornada, a Guiné-Bissau recebeu e venceu a sua congénere de Essuatíni por 1 a 0, graças ao golo apontado por Bura. Na outra partida do grupo, Mali empatou por 1 a 1 com a seleção de Moçambique.

Já na segunda jornada, a Seleção Nacional deslocou-se até Maputo e perdeu diante de Moçambique por 2 a 1, em partida em que teve mais chance para vencer o jogo e acabou derrotada. Enquanto a seleção de Essuatíni voltou a perder diante do Mali por 1 a 0.

Os “Djurtus” como é conhecida a seleção nacional, agora disputam nos próximos dias a dupla jornada diante da seleção do Mali. Em partida da terceira jornada do grupo I a Guiné-Bissau desloca-se até Bamako para defrontar a seleção Maliana no dia 11 de outubro. No mesmo dia Moçambique recebe em casa Essuatíni.

Volvidos quatro dias, a Seleção Nacional recebe em casa a seleção do Mali, partida que será disputada no Estádio Nacional 24 de setembro em Bissau, o único recinto com a capacidade para receber jogos internacionais na Guiné-Bissau. Também no mesmo dia Essuatíni joga com a seleção de Moçambique.

Os Djurtus, com nova estrutura técnica, buscam a quinta qualificação consecutiva para o CAN, uma vez que esteve presente nas últimas quatro edições desta prova. 

Em quatro participações consecutivas, a Guiné-Bissau nunca passou da fase de grupos desta competição.

O maior torneio africano de futebol disputa-se de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *