O mau tempo que se fez sentir na madrugada desta quarta-feira, 03 de outubro de 2024, acompanhado de fortes ventos e chuvas, provocou a queda de uma calabaceira e destruiu uma casa em Nhonho, no bairro de Bandim, zona 7, em Bissau.
Na sequência da queda da calabaceira que provocou também danos materiais, três famílias ficaram sem teto e expostas a restos de fenómenos que poderão ocorrer proximamente, devido às chuvas que não param de cair sobre a capital Bissau.
De acordo com a filha do proprietário da casa, Ivete Armando Mendes, a família tinha a iniciativa de removê-la, mas por estar a passar por dificuldades económicas, não conseguiu fazê-lo e acabou neste incidente que poderia ter causado vítimas mortais.
Perante o sinistro, a moradora Nelida da Silva pediu apoio das autoridades e pessoas singulares para a reconstrução da casa.
Por seu turno, a vendedora Marta Te disse que debaixo da árvore era o seu lugar de ganha pão para sustento da família, razão pela qual pede à Câmara Municipal de Bissau(CMB) que construa um mercado no lugar do sinistro para a venda de diversos produtos.
Embora não tenha sido registadas vítimas mortais nem feridos, as famílias sinistradas correm risco de ficarem ao relento, caso não sejam socorridas.
Por: Noemi Nhanguan
Foto: N.N