O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) publicou na manhã desta segunda-feira, 07 de outubro de 2024, a lista provisória de partidos políticos e coligações eleitorais que depositaram nomes de candidatos a deputados para apreciação e, consequente aprovação daquele órgão.
Foram no total quatro formações políticas que depositaram o documento no supremo tribunal para o efeito da validação, designadamente: Organização Cívica da Esperança Renovada (OCER), Aliança para República (APR), o Partido Unido Social Democrático (PUSD) e a Convergência Nacional para a Liberdade e o Desenvolvimento da Guiné-Bissau (COLIDE-GB).
A nível de coligaçõee eleitorais, o Supremo Tribunal de Justiça, publicou a lista de três coligações eleitorais que depositaram os documentos dos seus candidatos para o cargo de deputados da nação, nomeadamente: Coligação Plataforma de Aliança Inclusiva – Terra Ranka, a Plataforma Republicana – Nô Kumpu Guiné e a Aliança Patriótica Inclusiva – Cabas Garandi.
Após a apreciação e aprovação dos nomes, o Supremo Tribunal de Justiça vai afixar a lista definitiva de nomes dos candidatos ao cargo de deputados apresentados pelos partidos e coligações eleitorais para as eleições legislativas.
Importa referir que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, agendou as eleições legislativas antecipadas para o dia 24 de novembro de 2024, através de decreto presidencial n.º26/2024 em julho do ano em curso, depois da dissolução do Parlamento a 04 de dezembro de 2023.
Por: Assana Sambú