Qualificação CAN’2025: BOA MORTE MANTÉM O OBJETIVO DE COLOCAR A GUINÉ-BISSAU NO CAN

O Selecionador Nacional de Futebol, Luís Boa Morte, afirmou esta segunda-feira , em Bissau, que está determinado em continuar a trabalhar para conseguir qualificar a Guiné-Bissau para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN’2025) a realizar-se em Marrocos no próximo ano.

“É sempre melhor e mais gratificante estar a trabalhar depois das vitórias e do que depois das derrotas, mas também temos a plena noção de que é possível trabalhar para o objetivo, que é a nossa presença no CAN. Temos nove pontos para jogar e temos que disputá-los. Tinha que ser desde o princípio”, disse.

“Hoje em dia o futebol não permite pensar em vitórias antecipadas, porque está tudo muito equilibrado e temos a noção do adversário que temos, o Mali. Temos que ter a noção de tudo que envolve o Mali, mas sem dúvida estamos a jogar em nossa casa e ontem sentimos o calor e o apoio dos adeptos após a nossa chegada ao aeroporto,” explicou Luís Boa Morte.

Boa Morte falava aos jornalistas na sala de imprensa no Estádio Nacional 24 de setembro em Bissau, fazendo antevisão da partida da quarta jornada da fase de qualificação para o CAN’2025, entre a Guiné-Bissau e o Mali, que se joga amanhã, 15 de outubro na capital do país.

Inserida no grupo I juntamente com o Mali, Moçambique e Eswatini, a Guiné-Bissau vem de duas derrotas consecutivas nesta caminhada para o próximo CAN. Após perder em Moçambique no mês passado por 2 a 1, na segunda jornada, a Seleção Nacional voltou a perder na última sexta-feira, em Bamako, diante da seleção do Mali por 1 a 0.

Numa altura em que faltam nove pontos para disputar, partida frente à seleção maliana será crucial para a Guiné-Bissau somar três pontos e continuar a sonhar para conseguir o apuramento para o maior torneio de futebol em África, porque em caso da derrota pode comprometer a sua presença na fase final desta competição organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), entidade que gere o futebol no continente.

Perante este cenário, o técnico luso-santomense disse acreditar que a seleção nacional vai lutar até ao fim para conseguir mais vez marcar a sua presença na prova e agradeceu o apoio que tem recebido dos guineenses, nomeadamente os adeptos dos “Djurtus”, como é conhecida a equipa nacional.

“Sou grato pelos apoios dos guineenses e acredito que vamos lutar pelo apuramento até ao fim e também acredito em todo apoio que nos têm dado, porque estes jogadores têm sido guerreiros. É claro que por vezes há jogos em que conseguimos melhores resultados que outros, mas isso faz parte do desporto e era importante que a equipa conseguisse jogar sempre bem e conseguisse vitórias. É isso que toda a gente queria, mas infelizmente ninguém joga sozinho”, sublinhou Boa Morte.

Presente nesta conferência de imprensa, o extremo guineense, Dalcio Gomes, garantiu aos adeptos que o grupo vai trabalhar para conseguir garantir uma vitória para dar alegria ao povo guineense.

Embora reconheça a potencialidade do adversário, o jovem futebolista guineense que joga na Estrela Vermelha da Sérvia prometeu muita garra dos jogadores para conseguir os três pontos.

“Temos três jogos pela frente, um contra o Mali, um contra o Eswatini e um frente o Moçambique.  Acho que são três finais e o jogo de amanhã depende de muita coisa, mas não depende de tudo, porque independente do resultado ainda estamos na luta e podem esperar amanhã uma equipa de guerreiros que vão procurar a vitória a começar logo do zero minuto após apito inicial do árbitro”, disse.

Apesar de lamentar as duas derrotas consecutivas, Gomes, que nasceu em Portugal, disse que o resultado não afetou o grupo de trabalho e mostrou-se otimista que a Guiné-Bissau vai conseguir o apuramento.

Nos últimos dois jogos que a Guiné-Bissau saiu derrotada, vários jogadores foram fortemente criticados pelos adeptos, com destaque para o Alfa Semedo, médio centro da Seleção Nacional, devido a sua fraca exibição. No treino de ontem no Estádio Nacional foi visível o descontentamento dos adeptos com o jovem futebolista que se formou no Seixal, Academia do Sport Lisboa e Benfica.

Questionado pela imprensa sobre a crítica dos adeptos com prestações de alguns jogadores, incluindo Alfa Semedo, o Selecionador Nacional desvalorizou o assunto, afirmando que mantém confiança no seu grupo de trabalho.

Nesta última sessão de treino que decorreu no Estádio Nacional, onde a imprensa só teve 15 minutos para fazer imagem, a reportagem do Jornal O Democrata presente no recinto constatou que o técnico nacional tinha todos os jogadores à sua disposição.

Após o encerramento da terceira jornada de fase do apuramento para o CAN”2025, o Mali lidera o grupo com 7 pontos, graças a duas vitórias e um empate, seguida da seleção de Moçambique com 5 na tabela classificativa. Os Djurtus estão em terceiro lugar com três pontos e no último lugar está a seleção de Eswatini com um ponto.

Amanhã, a Guiné-Bissau joga diante do Mali no único estádio do país com a capacidade de receber os jogos internacionais. A partida terá início pelas 16h00 da Guiné-Bissau. Na outra partida do grupo, a Eswatini recebe em casa a seleção moçambicana.

Os Djurtus, com nova estrutura técnica, buscam a quinta qualificação consecutiva para o CAN, uma vez que esteve presente nas últimas quatro edições desta prova.

Em quatro participações consecutivas, a Guiné-Bissau nunca passou da fase de grupos desta competição.

O maior torneio africano de futebol disputa-se de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *