A Guiné-Bissau procura hoje regressar a vitória na fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), em partida da quarta jornada do grupo I frente a seleção do Mali.
Em partida que terá início as 16h00 no estádio Nacional 24 de setembro em Bissau, o Selecionador Nacional, Luís Boa Morte fez várias mexidas na equipa nacional para esta partida considera crucial para a Guiné-Bissau na luta para o apuramento para o próximo CAN a realizar-se em Marrocos em 2025.
O defesa central, Vitor Rofino e Esmiraldo Sá da Silva “Jardel” são duas novidades da equipa nacional orientada pelo técnico luso-são tomense.
Para além das duas novidades, destaque vai ainda para os regressos de Nanu e Manuel Baldé, que não jogaram em Mali no jogo passado devido a castigo.
Outro destaque vai para a ausência, no onze inicial da Guiné-Bissau, do médio centro, Alfa Semedo, conhecido entre amigos por “Carvalho”. O jovem futebolista que iniciou a carreira na Academia Fidjus di Bideras é alvo de muitas criticas pelos adeptos devido a sua fraca exibição nos jogos da seleção nacional.
Nos últimos dois jogos que a Guiné-Bissau saiu derrotada, vários jogadores foram fortemente criticados pelos adeptos, com destaque para o Alfa Semedo, médio centro da Seleção Nacional, devido a sua fraca exibição. No treino de ontem no Estádio Nacional. Foi visível o descontentamento dos adeptos com o jovem futebolista que se formou no Seixal, Academia do Sport Lisboa e Benfica.
Os Djurtus, com nova estrutura técnica, buscam a quinta qualificação consecutiva para o CAN, uma vez que esteve presente nas últimas quatro edições desta prova.
Em quatro participações consecutivas, a Guiné-Bissau nunca passou da fase de grupos desta competição.
O maior torneio africano de futebol disputa-se de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.
Inserida no grupo I juntamente com o Mali, Moçambique e Eswatini, a Guiné-Bissau vem de duas derrotas consecutivas nesta caminhada para o próximo CAN. Após perder em Moçambique no mês passado por 2 a 1, na segunda jornada, a Seleção Nacional voltou a perder na última sexta-feira, em Bamako, diante da seleção do Mali por 1 a 0.
Numa altura em que faltam nove pontos para disputar, a partida frente à seleção maliana será crucial para a Guiné-Bissau somar três pontos e continuar a sonhar em conseguir o apuramento para o maior torneio de futebol em África, porque em caso da derrota pode comprometer a sua presença na fase final desta competição organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Onze da Guiné-Bissau:
Manuel Baldé, Nanu, Opa Sangante, Vitor Rofino, Jefferson Encada, Bura, Janio Bikel, Dálcio Gomes, Jardel, Mama Baldé (C) e Beto
Onze inicial do Mali:
Djigui Diarra, Abdulaye Diaby, Mamadu Sangare, El Bilal Touré, Yves Bissouma, Lassana Coulibaly, Mohamed Camará, Fode Doucoure, Mamadou Fofona, Salim Diakite e Dieng.
Por: Alison Cabral
Foto: Marcelo