Qualificação CAN’2025: GOVERNO ACREDITA NO APURAMENTO DOS “DJURTUS” PARA O CAN-2025

O executivo de iniciativa presidencial mostrou-se otimista quanto à qualificação da Guiné-Bissau para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos no próximo ano, numa altura em que restam apenas duas jornadas para terminar a fase de qualificação.

O otimismo foi manifestado ao Jornal O Democrata pela ministra da Juventude, Cultura e Desportos, Maria da Conceição Évora, no final do jogo entre a Guiné-Bissau e o Mali no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau, realizado esta terça-feira, 15 de outubro. Nesta partida da quarta jornada do grupo I, as duas seleções que procuram marcar presença na prova empataram 0 a 0.

“Temos que dar os parabéns aos jogadores pelo grande espetáculo que proporcionaram hoje. Embora precisássemos de três pontos, conseguimos um ponto que permitiu-nos ter quatro na tabela classificativa. Nada está perdido. Temos seis pontos para disputar frente à seleção de Eswatini e Moçambique”, sublinhou e prometeu aos adeptos que no último jogo que será disputado em casa, a Guiné-Bissau conseguirá garantir o apuramento diante da seleção moçambicana.

Conceição Évora apelou aos jogadores nacionais a continuarem a lutar pelo objetivo definido pela equipa técnica, uma vez que não lhes falta capacidade e qualidade técnica.

Na sua breve declaração a O Democrata, após cumprimentar os jogadores e a equipa técnica liderada por Luís Boa Morte, a titular da pasta dos desportos enalteceu o apoio que os adeptos guineenses têm dado à Seleção Nacional de Futebol nesta caminhada para o CAN.

Os “Djurtus”, como é conhecida a Seleção Nacional, lutam com o Mali e Moçambique para duas vagas na fase final da prova, após o cumprimento da quarta jornada do grupo I. A Guiné-Bissau já não depende exclusivamente de si para se apurar para o próximo CAN, uma vez que a seleção de Moçambique venceu nesta quarta jornada a seleção de Eswatini por 3 a 1 e complicou a luta pela qualificação.

Numa altura em que faltam 6 pontos em disputa, a Seleção Nacional precisa vencer Eswatini na quinta jornada e esperar que o Mali perca ou empate na deslocação a Moçambique, permitindo assim que a Guiné-Bissau lute na última jornada com a seleção moçambicana para um lugar no CAN.

Ouvido pelo Democrata, o comentador desportivo, Gorky Medina, disse que matematicamente a Guiné-Bissau pode alcançar o apuramento, mas lembrou que a seleção de Moçambique cresceu bastante nos últimos dois anos, tendo jogadores no Atlético de Madrid e Sporting Clube de Portugal.

“Matematicamente é possível que consigamos o apuramento, mas devemos ser realistas, porque entre os dois jogos que ainda temos que disputar, um será com o nosso adversário, Moçambique. Quer queiramos sim ou não devemos aceitar que a seleção moçambicana cresceu enquanto seleção, estando com os jogadores com outra dinâmica e outros sucessos nas altas competições no Atlético de Madrid e Sporting”, explicou Medina.

Segundo explicação de Medina, a atual equipa de Moçambique não é a mesma que, há dois anos, a Guiné-Bissau  enfrentou na fase do apuramento para a mesma competição organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), entidade que gere o futebol em África.

Medina, que foi jogador de futebol, lembrou aos guineenses que a Seleção Nacional está numa fase de transição com uma nova equipa técnica e muitas das vezes no processo de transição, a Guiné-Bissau pode não ter resultados satisfatórios.

No final da partida, foi visível no recinto vários jogadores a transmitirem confiança aos adeptos que a Guiné-Bissau vai mesmo conseguir o seu objetivo de apurar-se para o CAN, nomeadamente o Beto. O jovem avançado, que fez dois primeiros jogos pela Guiné-Bissau, percorreu todo  o estádio nacional, agradecendo aos adeptos pelo apoio prestado, contudo transmitiu aos jornalistas a determinação do grupo em apurar-se para o CAN.

Após o cumprimento da quarta jornada, as seleções de Moçambique e do Mali têm 8 pontos na tabela classificativa cada, seguidas da Guiné-Bissau com 4. A seleção de Eswatini está na última posição, apenas com um ponto.

Na quinta jornada da fase de qualificação para o CAN, a Guiné-Bissau vai deslocar-se até à África do Sul para defrontar a seleção de Eswatini no dia 10 de novembro, uma vez que o estádio do adversário está castigado. Já a seleção de Moçambique recebe em casa a visita do Mali no mesmo dia.

Volvidos oito dias depois, os Djurtus recebem em casa a seleção de Moçambique e o Mali recebe no seu reduto a visita Eswatini.

Os dois primeiros classificados de cada um dos 12 grupos apuram-se para a fase final da CAN. Os Djurtus, com uma nova estrutura técnica, buscam a quinta qualificação consecutiva para o CAN, uma vez que esteve presente nas últimas quatro edições desta prova.

O maior torneio africano de futebol disputa-se de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *