A Rede da África Ocidental para a construção da Paz (WANEP-GB) lançou esta terça-feira, 29 de outubro de 2024, numa das unidades hoteleiras da capital Bissau, o “Grupo Multi Atores” para a Prevenção da Violência Eleitoral das eleições legislativas marcadas para o dia 24 de novembro deste ano.
A iniciativa enquadra-se no âmbito do Projeto de Monitorização, Análise e Mitigação da Violência Eleitoral denominado E-MAM-2023/2026 dos países da África Ocidental, financiado pela União Europeia.
O encontro reuniu atores da Sociedade Civil, intervenientes no processo de eleições, parceiros financeiros e alguns responsáveis dos países da sub-região e visa facilitar e reforçar os processos de implementação do alerta precoce e promover respostas inclusivas à violência eleitoral e a outras ameaças à democracia na Guiné-Bissau e nos países-alvo.
Na ocasião, o Presidente do Conselho Administrativo da WANEP-GB, Sidi Mohamed Jaquite, informou que desde julho de 2023, a Rede Oeste africana de construção de Paz Wanep-GB iniciou a implementação da terceira fase doProjeto Regional de Monitorização, Análise e Mitigação da Violência Eleitoral.
Explicou na sua comunicação que a Guiné-Bissau faz parte de lista de 12 países alvo, sendo apenas visada nas eleições presidenciais, mas tendo em conta a dissolução do Parlamento e a convocação de novas eleições legislativas, o projeto decidiu alargar a cobertura às eleições legislativas antecipadas de 24 de novembro de 2024.
Sidi Mohamed Jaquite enfatizou que o objetivo do encontro visa facilitar a interligação entre todos os atores intervenientes no processo das eleições.
Por: Carolina Djemé
Fotos: CD