A Agência de Seguros, Grupo NSIA na Guiné-Bissau em colaboração com a Fundação NSIA, ofereceram na quinta-feira, 31 de outubro de 2024, géneros alimentícios e kits escolares para o Centro de Acolhimento da Associação Guineense de Reabilitação e Integração de Cegos (AGRICE), Centro Bengala Branca e também para a Casa de Acolhimento “Ninho da Criança”.
Os géneros alimentícios oferecidos são: 20 sacos de arroz de 50 quilogramas, 2 sacos de açúcar de 50 quilogramas e 12 pacotes de caldos foram para Centro de Acolhimento da Associação Guineense de Reabilitação e Integração deCegos (AGRICE), situada em Alto Bandim e a mesma quantia foi igualmente para a casa de acolhimento “Ninho de Criança” no bairro de São Paulo e juntamente com 400 kits escolares, constituídos por mochilas e materiais escolares, que também foi oferecido à escola Bengala Branca, em Djal, arredores de Bissau.
Após a entrega dos géneros alimentícios e materiais escolares, o diretor-geral da NSIA Seguros Guiné-Bissau, Soundele konan Kan, disse que a ação de oferta faz parte da política do Grupo NSIA que dispõe de um departamento de caris social, que opera juntamente com a Fundação NSIA para ajudar instituições carenciadas em todos os países onde opera o Grupo NSIA.
Explicou que no país onde opera a sua instituição e ganha dinheiro, tiram uma parte para assistir a população local na área social, sobretudo educação e saúde.
“Fizemos este gesto en várias localidades, entre as quais a maternidade do Hospital Nacional Simão Mendes. Voltamos pela segunda vez a fazer esta ação na Escola Bengala Branca, Ninho da Criança e Centro de acolhimento da Agrice e queremos garantir que vamos continuar apoiar estas instituições que tanto precisam como também outras. Durante a nossa estadia na Guiné-Bissau, de acordo o nosso plano de ação, vamos apoiar várias instituições que albergam jovens, crianças e a população em geral”, sublinhou.
Por seu lado, diretor da escola Bengala Branca, Elisio Mário Gomes, manifestou a sua satisfação com a oferta de kits escolares do Grupo NSIA Seguros Guiné-Bissau, “porque irão contribuir bastante para fechar as lacunas, para as crianças que não têm materiais escolares e mochilas. Agradecemos o grupo NSIA pelo gesto e desejamos que continue a apoiar outras entidades que necessitem”.
Para o presidente da Associação Guineense de Reabilitação e Integração dos Cegos (AGRICE), Eliseu Tchuda, o apoio da NSIA Seguros chegou num bom momento em que o centro de acolhimento precisa mesmo. Acrescentou que o contexto atual do mundo é complicado, sobretudo para a Guiné-Bissau que é um país em dificuldades e o custo de vida é muito alto, de maneira que pessoas com deficiências acabam por enfrentar situações complicadas, mas com este tipo de apoios, “vão poder respirar de alívio”.
Em nome da Casa de Acolhimento Ninho da Criança, Arafam Santim disse que está muito satisfeito com o gesto do NSIA Seguros, porque também não é primeira vez que estão a apoiar lá o Ninho da Crianças, “portanto estamos muito contentes”.
Por. Aguinaldo Ampa