O Secretário de Estado de Orçamento e Assuntos Fiscais, Elísio Gomes, disse esta segunda-feira, 04 de novembro de 2024, que a inspeção técnica anual da União Económica Monetário Oeste Africana (UEMOA) representa um momento importante para a Guiné-Bissau, porque o país será avaliado pela sua capacidade e eficácia na implementação das reformas políticas, programas e projetos comunitários daquela organização regional.
Elísio Gomes falava na cerimónia de abertura da 10ª reunião de reformas políticas, programas e projectos comunitárias da União Económica Monetário Oeste Africana (UEMOA), realizada num dos hotéis de capital Bissau, que decorre entre 04 a 06 do corrente mês, onde tomaram parte diferentes instituições nacionais privadas e estatais que beneficiam dos projetos daquela organização regional.
Elísio Gomes acredita que os trabalhos técnicos e preliminares, relacionados com a presente inspeção, permitirão aos técnicos e aos pontos focais setoriais, estarem aptos a responder e corresponder satisfatoriamente os objetivos desse exercício. A inspeção ou que o resultado daquele trabalho, dará origem a um memorando que será submetido a apreciação em conselho de ministros durante a sua reunião para a componente de política de inspecção anual na presença do presidente da Comissão da UEMOA.
O governante informou que as inspecções anuais visam não só fazer balanço do estado da implementação dos atos comunitários da UEMOA, como também identificar vias e meios que conduzam ao aceleramento do ritmo de internalização das reformas políticas, programas e projectos da UEMOA.
Por seu lado, o Representante residente da União Económica Monetário Oeste Africana (UEMOA) no país, Diadjiry Coulibaly, reconheceu e agradeceu às mais altas autoridades da Guiné-Bissau pelo seu inestimável apoio ao bom funcionamento e aprofundamento dos processos das intervenções regionais. Adiantando que apesar de múltiplos constrangimentos profissionais, as instituições guineenses responderam o convite, tomando parte no encontro que permite fazer balança, conjunto de implementações de reformas e projectos comunitários na Guiné-Bissau.
O responsável da União Económica Monetário Oeste Africana no país espera que com a participação de diferentes instituições, haja um engajamento nos trabalhos para que possam tirar proveito e trazer átonos efeitos dos projetos comunitários daquela instituição na Guiné-Bissau.
Por: Aguinaldo Ampa