Futebol: FIFA VAI REABILITAR CENTRO DE ESTÁGIO DA FEDERAÇÃO EM 2025

O organismo que tutela o futebol mundial, FIFA, anunciou que vai financiar a reabilitação do Centro de Estágio da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), cujo edifício fica ao lado da sede da instituição federativa nacional no Alto Bandim, em Bissau. As obras para reabilitação do Centro da FFGB que futuramente vai acolher os estágios das seleções jovens da Guiné-Bissau terão início no mês de março de 2025.

Após a conclusão do orçamento previsional pelo Consultor para Infraestruturas da FIFA e o Arquiteto da FFGB que vai decorrer durante um mês, o órgão que gere o futebol em todo o mundo vai lançar um concurso público para que as obras possam efetivamente arrancar no próximo ano.

A informação foi transmitida aos jornalistas esta terça-feira, 05 de novembro, pelo Coordenador do Projeto de Desenvolvimento do Gabinete da FIFA para a África Ocidental, Nataniel Nascimento Brito, após a visita à sede da FFGB e ao Centro de Estágio  acompanhado de alguns membros do Comité Executivo, incluindo o próprio presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”. A visita serviu para inteirar-se do estado real do edifício construído há mais de 20 anos que agora está numa situação crítica, segundo constatou uma equipa de reportagem do Jornal O Democrata.

“Vamos reabilitar este edifício, razão pela qual o consultor e o arquiteto estão cá para trabalharmos no orçamento previsional que deverá levar um mês. Será  lançado em breve um concurso público, para permitir a reabilitação do centro de estágio,  um dos objetivos do presidente da FFGB”, declarou Nataniel Nascimento Brito.

“O concurso que vamos lançar pode levar 60 dias e no máximo 90 dias até concluirmos a preparação dos planos e o consultor da FIFA vai analisar e dar alguns aconselhamentos. Em março de 2025 podem começar as obras de reabilitação do centro”, afirmou.

Na sua curta declaração aos jornalistas, Brito disse que além da reabilitação do centro prevê,-se a construção de um recinto futebolístico para a prática de futebol de sete para os miúdos nacionais.

Carlos Mendes Teixeira “Caíto“ disse que a estrutura regional da FIFA com sede em Dakar, Senegal, espera que a obra possa ajudar no processo de desenvolvimento de futebol da Guiné-Bissau, sobretudo a nível da formação de atletas futuramente.

“Este centro técnico vai ajudar na descoberta de novos talentos, sobretudo os miúdos do interior do país. A focalização e a visão da FFGB é fazer chegar o futebol  em todo o território nacional. Se nós fizermos um resumo rapidamente vamos ver que o investimento em  infraestruturas que a federação conseguiu junto da FIFA tudo foi direcionado para no interior do país.Estamos a falar de dois campos e mais um centro técnico que pretendemos construir na cidade de  Nhacra. Descentralizar o futebol não significa apenas colocar todas as ferramentas na capital, porque o interior do país faz parte da Guiné-Bissau”, disse.

O presidente do organismo transmitiu aos jornalistas que a instituição  está  satisfeita com o apoio que a FIFA tem dado à FFGB, apesar de várias “desinformações  e maldade”.

Esta visita da delegação da FIFA foi antecedida de uma reunião com a Direção da FFGB na sede do organismo em Bissau. Após a visita ao Centro de Estagio, a delegação da FIFA e demais membros da instituição federativa visitaram o Complexo Desportivo Demba Sanó, do empresário Catió Baldé, em Antula, arredores de Bissau.

Depois a delegação seguiu para o sector de Nhacra, arredores de Bissau, onde visitou o espaço onde será será construído o Centro Técnico.

De realçar que a FIFA financiou a reabilitação do campo de Canchungo e Bafatá. As duas infraestruturas desportivas no norte e leste do país,  já estão na fase final de reabilitação e serão utilizadas na próxima edição do Campeonato Nacional de Futebol.

As obras contam com apoio financeiro da FIFA, no âmbito do programa “FIFA Forward”, que visa proporcionar aos jovens africanos a possibilidade de praticar o futebol em recintos modernos.

Os trabalhos estão a ser executados por uma empresa francesa. Os dois estádios contarão com um relvado sintético, arquibancadas, água potável, muro de vedação e iluminação.

O Democrata apurou que o projeto está orçado em mais de dois milhões de dólares norte-americanos.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *