Qualificação CAN’2025: CAÍTO TEIXEIRA CONFIANTE NO APURAMENTO DOS “DJURTUS” PARA A COMPETIÇÃO 

O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau(FFGB), Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, mostrou-se totalmente confiante que a Seleção Nacional de Futebol vai conseguir alcançar o apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos no próximo ano.

“Com todos estes projetos, como é que não vamos estar confiantes. O animo está mais alto com essa presença da FIFA (entidade que dirige o futebol mundial) e anuncia a reabilitação destes dois projetos (o centro de estágios da FFGB e a construção do centro técnico em Nhacra), claro que temos que estar confiantes que mais uma vez a Guiné-Bissau vai estar presente no CAN”, afirmou Carlos Mendes Teixeira “Caíto”.

Mendes Teixeira falava ontem, 05 de novembro, no final da visita de uma delegação da FIFA que está no país para fazer o levantamento do trabalho da execução dos projetos de Construção do Centro Técnico de Nhacra e a reabilitação do centro de estágios da FFGB.

Questionado pelo Jornal O Democrata sobre os dois próximos obstáculos da Guiné-Bissau na corrida à maior competição de futebol em África, Teixeira na sua curta declaração garantiu que o país  vai mesmo conseguir uma vaga para o próximo CAN.

Após empate 0 a 0 em Bissau diante do Mali, a contar para a quarta jornada, a Guiné-Bissau inserida no grupo I da fase de qualificação para o CAN, joga no dia 15 de novembro contra a seleção de Eswatini, o primeiro de dois obstáculos na corrida ao CAN. Esta partida será realizada na Africa de Sul, uma vez que o Estádio de Eswatini esta castigado pela Confederação Africana de Futebol (CAN).

No outro jogo do mesmo grupo, a seleção de Moçambique recebe em casa a seleção do Mali. 

Numa altura em que faltam 6 pontos em disputar, a seleção nacional precisa vencer Eswatini e esperar que o Mali vença ou empate na deslocação a Moçambique, para permitir a luta entre as três seleções, nomeadamente o Mali, o Moçambique e a Guiné-Bissau para duas vagas na fase final da prova.

Já que na última jornada no dia 19 de novembro, a Guiné-Bissau no Estádio 24 de setembro em Bissau recebe a visita da seleção Moçambique e o Mali recebe em casa a seleção de Eswatini.

Após o cumprimento da quarta jornada, as seleções de Moçambique e  Mali têm 8 pontos na tabela classificativa cada, seguidas da Guiné-Bissau com 4. A seleção de Eswatini está na última posição, apenas com um ponto.

Os Djurtus, com uma nova estrutura técnica, buscam a quinta qualificação consecutiva para o CAN, uma vez que esteve presente nas últimas quatro edições desta prova.

Em quatro participações consecutivas, a Guiné-Bissau nunca passou da fase de grupos desta competição.

Segundo apurou o Democrata, a FFGB vai ainda hoje divulgar a lista dos convocados para os dois jogos do apuramento para o CAN, nomeadamente Eswatini e Moçambique.

De acordo com o gabinete de comunicação da FFGB, a concentração dos convocados do selecionador por Luís Boa Morte está marcada para o dia 11 de novembro, na África do Sul, para o estágio de preparação para defrontar Eswatini.

O maior torneio africano de futebol disputa-se de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.

Por: Alison Cabral

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *