O Selecionador Nacional de Futebol, Luís Boa Morte, revelou, esta quarta-feira ao início da tarde, os convocados da Guiné-Bissau para a próxima ronda de jogos de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos no final do próximo ano.
Inserida no grupo I do apuramento para maior competição do futebol africano, a Guiné-Bissau vai defrontar a Eswatini e Moçambique para a quinta e sexta jornadas nos dias 15 e 19 de novembro do ano em curso.
Entre os 24 eleitos do técnico luso-são tomense o grande destaque vai para a presença de Augusto Dabó, o jovem defesa esquerda do Boavista da primeira liga portuguesa de futebol, que está em estreia absoluta na seleção nacional, conhecida como os “Djurtus”.
Com apenas 20 anos de idade, Dabó é considerado pela estrutura técnica do clube como uma dos grandes promessas do Boavista. Foi lançado na equipa principal do clube na época passada, onde fez três jogos e na presente época desportiva 2024-2025, Dabó já contabiliza 5 jogos. O defesa esquerdo vai agora ter oportunidade para integrar pela primeira vez o grupo de trabalho da Seleção Nacional nos próximos dois jogos.
Na lista dos eleitos de Boa Morte publicada na página oficial da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) no Facebook, consultada pela secção desportiva do Jornal O Democrata, o destaque vai para os regressos de Carlos Mane e Moreto Cassama para este dois jogos que podem definir o apuramento da Seleção Nacional para o CAN.
Em sentido contrário ficaram de fora nomes como Enio Bidane, Franculino Djú, Romario Baldé e Ricardino Té “Oblack”, Guarda-redes do Benfica de Bissau. De acordo com o gabinete de Comunicação da FFGB Franculino Djú ficou de fora por causa da lesão contraída na sua equipa Midtjylland da primeira liga dinamarquesa de futebol.
Morte, que substitui Baciro Candé no cargo desde o final do mês de março do ano em curso, desta vez não convocou nenhum jogador que milita no Campeonato Nacional, uma vez que a prova só arranca no final do mês de novembro, segunda a Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).
Os “Djurtus” procuram a quinta qualificação consecutiva para o CAN, numa altura em que faltam 6 pontos para disputar entre as seleções africanas do nosso grupo que procuram a qualificação para o maior torneio de futebol em África organizado pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Em quatro jogos disputados até agora nesta fase de qualificação para o CAN’2025, a Seleção Nacional venceu uma partida diante de Eswatini em Bissau, perdeu dois jogos diante de Moçambique e Mali e empatou com a seleção maliana em casa no mês passada em Bissau 0 a 0.
Foi uma partida em que a Guiné-Bissau jogou bem, mas não conseguiu derrotar a poderosa seleção do Mali, considerada o grande favorito do grupo I.
Em declarações aos jornalistas na última terça-feira, o presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, mostrou total confiança que a Seleção Nacional de Futebol vai conseguir alcançar o apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN’2025), a realizar-se em Marrocos no próximo ano.
“Com todos estes projetos, como é que não vamos estar confiantes. O ânimo está mais alto com essa presença da FIFA (entidade que dirige o futebol mundial) e anunciou a realização destes dois projetos (reabilitação do centro de Estágio da FFGB e a construção do centro técnico em Nhacra), claro que temos que estar confiantes que mais uma vez a Guiné-Bissau vai estar presente no CAN”, afirmou Carlos Mendes Teixeira “Caíto”.
Mendes Teixeira falava no final da visita de uma delegação da FIFA à sede da FFGB e ao Centro de Estágio do órgão, com objetivo de inteirar-se do estado real dos edifícios construídos graças ao apoio da FIFA.
Após o cumprimento da quarta jornada, as seleções de Moçambique e Mali têm 8 pontos cada na tabela classificativa, seguidas da Guiné-Bissau com 4. A seleção de Eswatini está na última posição, apenas com um ponto.
Numa altura em que estão 6 pontos em disputa, a Seleção Nacional precisa vencer Eswatini no dia 15 de novembro e esperar que o Mali vença ou empate na deslocação a Moçambique, para permitir a luta entre as três seleções, nomeadamente o Mali, o Moçambique e a Guiné-Bissau para duas vagas na fase final da prova.
Já que na última jornada no dia 19 de novembro, a Guiné-Bissau no Estádio 24 de setembro em Bissau,recebe a visita da seleção Moçambique e o Mali recebe em casa a seleção de Eswatini.
De acordo com o gabinete de comunicação da FFGB, a Seleção Nacional vai começar a concentração para o jogo com a Eswatini no dia 11 de novembro. Esta partida será realizada na Africa de Sul, uma vez que o Estádio de Eswatini esta castigado pela Confederação Africana de Futebol (CAN).
O maior torneio africano de futebol disputa-se de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.
Por: Alison Cabral