GRUPO TÉCNICO DE PROTEÇÃO SOCIAL LANÇA 4ª EDIÇÃO DA FEIRA DOS SERVIÇOS SOCIAIS BÁSICOS

O Grupo Técnico de Proteção Social (GTPS), em colaboração com a ONG francesa ESSOR, lançou, esta sexta-feira, 08 de novembro de 2024, a quarta Edição da Feira de Serviços Sociais Básicos para as comunidades do Bairro Djoló- Gabusinho.

A margem dessa iniciativa, as comunidades dos arredores beneficiarão de, entre de outros serviços, consultas grátis, registo de nascimento grátis para crianças de zero a sete anos e a oferta de roupas usadas sob o lema: seu bem-estar, nossa prioridade.

A feira de serviços sociais básicos tem como objetivo consciencializar e aproximar diferentes serviços básicos necessários junto das comunidades, através de ações de sensibilização sobre a proteção social das crianças e o abandono das práticas nefastas, assim como a mobilização dos serviços públicos e privados como serviços de saúde (clínica geral, planeamento familiar) para crianças, mulheres e idosos.

A disponibilização inclui também os serviços de registo civil gratuito para crianças de 0 a 7 anos, serviços de formação e inserção profissional para jovens, serviços de agroecologia para mulheres agricultores e público em geral, assim como a oferta de vestuários usados para o público em geral.  

Na ocasião, a Coordenadora da ONG ESSOR, Thirzah Bernardo Vieira, enfatizou que a feira dos Serviços Sociais Básico representa um “compromisso profundo” com as comunidades como uma oportunidade de aproximá-las aos serviços básicos essenciais que podem fazer diferença nas suas vidas.

Thirzah Bernardo Vieira explicou que o objetivo da sua organização é claro, sensibilizar e facilitar o acesso aos serviços básicos indispensáveis para o bem-estar da população.

Para Thirzah Bernardo Vieira, a escolha do Bairro de Djolo-Gabusinho para a quarta edição de feira de serviços sociais, é para permitir que os populares de Djolo conheçam as atividades da ESSOR, assim como permitir que saibam o seu domínio de intervenção e aproximar diferentes serviços básicos necessários e, consequentemente, iniciar uma formação com os jovens locais permitindo-lhes fazer uma escolha profissional para que no futuro possam ter um emprego.

De sublinhar que a ESSOR-Guiné-Bissau é uma ONG francesa que procura ajudar a população mais desfavorecida a adquirir meios para melhorar as suas condições de vida.

Por: Carolina Djemé

Foto: CD

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *