Manifestações políticas: CHEFE DE ESTADO-MAIOR DIZ QUE AS FORÇAS ARMADAS ESTÃO DE PRONTIDÃO COMBATIVA E NÃO PERMITIRÃO PERTURBAÇÃO

O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau, General Biaguê Na N’Tan, alertou esta terça-feira, 12 de novembro de 2024, que as Forças Armadas estão preparadas e de “prontidão combativa” para responder a qualquer perturbação no dia 16 de novembro.

“Estou cansado da guerra que passei na luta de libertação nacional e a guerra sangrenta após a independência. As forças armadas guineenses não admitirão qualquer perturbação no país, prova disso já estão de prevenção combativa completa para defender a integridade nacional e o dia da classe castrense”, alertou.

Biaguê Na N’Tan fez estas advertências na sua declaração aos órgãos da comunicação social no quartel do Estado-Maior (Amura) para falar da preparação da celebração do dia das Forças Armadas, 16 de novembro, na qual reagiu à comunicação do vice-presidente da Aliança Patriótica Inclusiva – Cabas Garandi (API-CG), Baciro Djá, que no domingo fez críticas à atribuição de patentes aos oficiais superiores das forças de defesa e segurança, como também chamou a atenção ao Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Biaguê Na N’Tan, seu adjunto, General Mamadu Turé (Nkrumah) e a todos os oficiais superiores, que “se a nova data de eleições legislativas não fosse anunciada em 72 horas, não haveria a comemoração de 16 de novembro.

O dia 16 de novembro é assinalado como o dia da criação das forças armadas da Guiné-Bissau, que este ano completa 60 anos de existência. As autoridades agendaram a celebração da data com a realização de vários eventos para além do desfile militar.

O chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas disse que as Forças Armadas estão preparadas para comemorar o dia 16 de novembro, “porque não é um dia de brincadeira, mas sim um dia histórico para todos os militares e o povo da Guiné-Bissau”.

Na N’Tan assegurou que “se fizermos as contas das pessoas que morreram desde 1964, data da criação das Forças Armadas, até à proclamação da independência e os combatentes que morreram sem poder gozar os seus direitos, não permitiremos que qualquer pessoa estrague a celebração do dia das Forças Armadas”.

“Estamos preparados para celebrar a data e qualquer pessoa que tentar fazer perturbação, assumirá as consequências e a partir de ontem, 11 de novembro, iniciamos a prevenção até ao dia das Forças Armadas, porque não queremos que nada perturbe a comemoração”, indicou.

O General Na N’Tan defendeu o bom senso e colaboração da população guineense no momento da celebração, tendo apelado aos combatentes da liberdade da pátria a tomarem parte nas comemorações e na entrega de medalhas de reconhecimento pelo trabalho feito na luta de libertação nacional.

Assegurou que as forças armadas têm três etapas fundamentais, nomeadamente, permanente, elevada e completa, “mas neste momento as forças armadas estão numa prontidão combativa completa para defender tudo o que lhes pertence e contra qualquer perturbação e/ou ameaça”.

“Estamos dispostos para repreender. As forças armadas estão prontas para responder qualquer que seja a perturbação, porque 16 de novembro é o dia histórico para os militares”, insistiu.

Por: Aguinaldo Ampa

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *