UM GRUPO DE CIDADÃOS GUINEENSES APRESENTOU UMA DENÚNCIA CRIME CONTRA JUÍZES CONSELHEIROS 

Um coletivo de cidadãos guineenses que integra  advogados, ativistas dos direitos humanos, políticos e empresários apresentou esta sexta-feira, 15 de novembro de 2024, no Ministério Público, uma denuncia crime contra dois Juízes Conselheiros, nomeadamente Juiz Conselheiro Lima André, presidente de Supremo Tribunal de Justiça (STJ), e Arafam Mané por supostamente praticarem indícios de crimes.

O grupo quer que se abra “um competente inquérito criminal” para o apuramento dos fatos denunciados.  

Após darem entrada à petição da denúncia no Ministério Público, o porta-voz do colectivo, Armando Mango, disse  que ultimamente a justiça na Guiné-Bissau tem estado  a ir de mal a pior, fundamentalmente na instituição máxima da judiciária, STJ.

Para Armando Mango, as atuações dos Juizes Conselheiros Lima André e Arafam Mane  fogem do todo do direito e como cidadãos são obrigados a compilar e fazer denúncias dos atos que “constituem indícios de crimes à Procuradoria-Geral da República” para que possa fazer o devido inquérito e começar a responsabilizar as pessoas que, estando a exercer certos cargos, tenham aproveitado desse privilégio para decidir contra o povo e pegar num edifício muito importante no estado de direito democrático, transformá-lo num “quintal” e decidir o que bem entenderem.

Segundo o porta-voz do coletivo, a justiça deve funcionar na Guiné-Bissau, razão pela qual foram entregar a denúncia à Procuradoria-Geral da República para que possa investigar os atos e responsabilizar as pessoas pelos seus atos.

Questionado se acredita na evolução do processo, Mango mostrou-se convicto que o tempo vai dar-lhes a razão.

“Estou  confiante que a denúncia pode ter pernas para andar. Há magistrados no Ministério Público que vão perceber que o povo guineense precisa da justiça”, disse.

Por: Carolina Djeme

Fotos: CD

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *