O selecionador nacional de futebol, Luis Boa Morte, prometeu hoje lutar pela vitória diante da seleção de Moçambique para que a Guiné-Bissau possa marcar a quinta presença consecutiva no Campeonato Africano das Nações, o CAN’2025, a realizar-se em Marrocos.
“Posso prometer que a equipa vai-se dedicar, vai-se entregar e vai tentar ganhar o jogo, porque é a vitória que nos interessa e é o que queremos e vamos trabalhar neste para tentar conseguir os três pontos de forma a nos garantir o apuramento para o CAN”, afirmou.
“Todo o povo da Guiné-Bissau quer o os três pontos para alcançarmos o apuramento e agora vamos trabalhar, porque sabemos que vamos encontrar uma boa equipa que pratica um bom futebol, mas vamos só pensar em nós e menos no adversário e fazermos o que está ao nosso alcance”, disse.
Boa Morte falava em conferência de imprensa de antevisão do jogo frente a seleção de Moçambique a contar para a sexta jornada do grupo I da fase de qualificação para a maior competição de futebol em África.
A partida entre as duas seleções lusófonas que será disputada no Estádio Nacional 24 de Setembro em Bissau, será crucial para uma das duas seleções garantir uma vaga para o próximo CAN.
Apesar do seu otimismo em garantir o apuramento para a competição organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), Boa Morte lamenta a falta de eficácia dos avançados em fazer golos neste fase da qualificação, principalmente no último jogo frente a seleção de Eswatini na semana passada, onde a Guiné-Bissau desperdiçou várias ocasiões de golo e perdeu oportunidade de encurtar a distância na tabela classificativa em relação a seleção de Moçambique.
Questionado se está preocupado com este embate frente a seleção moçambicana, o selecionador nacional garantiu que o grupo está focado no seu objetivo de garantir o apuramento para a competição que será disputada em 2025.
“Se só a vitória nos interessa para estarmos presentes no CAN, temos que ir a procura da vitória. É imperativo. Caso de vida ou morte. A agente não pode definir o futebol pela vida ou morte, mas temos que ir a procura do objetivo para conseguir os três pontos no sentido de marcar a presença no CAN”, explicou.
Esta conferência de imprensa que foi antecedida pelo último treino da seleção nacional, o técnico nacional foi acompanhado pelo internacional guineense, Jefferson Encada. O jovem defesa direito, um dos melhores jogadores da Guiné-Bissau nos últimos tempos, não jogou na última partida diante do Eswatini por causa de visto para entrar na África do Sul.
Na sua curta declaração, Encada começou por enaltecer o adversário pela qualidade que tem demonstrado, mas garantiu o grupo vai lutar pelo três pontos para marcar a presença no CAN.
A Seleção de Moçambique, que chegou está madrugada a Bissau, está a realizar hoje o treino de adaptação aos relvados de Estádio Nacional, de acordo com a imprensa moçambicana consultada pela secção desportiva do Jornal O Democrata. Antes do treino o selecionador de Moçambique, Chiquinho Conde falará à imprensa.
Refira-se que, na atual tabela classificativa, a equipa de Moçambique ocupa o segundo lugar com oito pontos, menos três do que o já qualificado Mali e mais três do que a Guiné-Bissau que, em terceiro lugar, ainda tem hipóteses de qualificação.
Com apenas dois pontos e já sem chances de apuramento, Eswatini está em quarto e último lugar e fecha a campanha visitando o Mali, na terça-feira, à mesma hora (18h) que os Mambas jogam na Guiné-Bissau.
Na partida de amanhã em Bissau, é fundamental os Djurtusvencerem a partida e marcar muitos golos para garantir um lugar no próximo CAN’2025 a realizar-se em Marrocos.
Os dois primeiros classificados de cada um dos 12 grupos apuram-se para a fase final do CAN. A Guiné-Bissau, com uma nova estrutura técnica, busca a quinta qualificação consecutiva para o CAN, uma vez que esteve presente nas últimas quatro edições desta prova, mas nunca apurou-se para fase seguinte da prova.
O maior torneio africano de futebol disputa-se de 21 de dezembro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, em Marrocos.
Por: Alison Cabral