Presidente da CNE: “TECNICAMENTE A CNE ESTÁ EM CONDIÇÕES DE FAZER A GESTÃO DAS ELEIÇÕES DESDE QUE HAJA UMA NOVA DATA”

O presidente interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE), M’Pabi Cabi, afirmou que tecnicamente a CNE está preparada para realizar e gerir o processo das eleições, desde que seja anunciada a nova data que respeite os prazos estabelecidos por lei.

M´Pabi Cabi falava esta terça-feira, 19 de novembro, aos jornalistas depois do encontro de auscultação com o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, aos partidos políticos que estavam representados na Assembleia Nacional Popular dissolvida a 4 de dezembro de 2023.

“A CNE tem recursos humanos. Apenas precisa de fundos para executar a sua tarefa. Cabe ao Presidente da República indicar a nova data, mas aconselho que respeite os prazos legais. No mínimo três meses”.

Sublinhou que é da competência do governo confirmar se está ou não em condições de organizar as eleições.

“Apenas estamos para um encontro de auscultação para a marcação da nova data de eleições. Como sabem, houve um novo decreto que revogou o anterior que havia marcado as eleições legislativas para o dia 24 de novembro deste ano. Vamos esperar para ver qual será a decisão do Presidente da República. É fundamental que os prazos legais não sejam postos em causa”, alertou.   

Por: Carolina Djemé

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *