MOVIMIENTO SOCIAL DEMOCRÁTICO (MSD) DENUNCIA RAPTO DE JOANA COBDÉ NHANCA

O Movimento Social Democrático(MSD) denunciou esta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, que a líder do Movimento, Joana Cobdé Nhanca, foi raptada juntamente com alguns líderes de partidos políticos, na passeata organizada pelos partidos políticos que integram as Coligações Eleitorais PAI-Terra Ranka e Aliança Patriótica Inclusiva – Cabaz Garandi. 

A denúncia foi tornada pública pelo vice-presidente do Movimento Social Democrático, Bidam Santa, em conferência de imprensa realizada na sua sede do partido, na qual disse estar preocupado porque “a nossa líder está num lugar incerto”.

Segundo informações do vice-presidente, a passeata é uma simples atividade política que visava manter contactos com as bases eleitorais, a fim de informá-las dos seus cronogramas de atividades que serão levadas a cabo.

“Desta passeata resultou a detenção de algumas pessoas presentes, incluindo a líder MSD”, disse e exigiu a libertação imediata de Joana Cobde Nhanca e alguns líderes de formações políticas , por constituir uma preocupação da direção superior do MSD que “até ao momento não tem contacto com a presidente e muito menos tem informações do seu paradeiro.

Bidam Santa alertou, na sua comunicação, que é muito perigoso ter um Estado sequestrado com todas as suas instituições, porque “torna um pouco complicado para quem está a dirigir o país de uma forma duvidosa”.

Para Bidam Santa, as pessoas devem começar a ser responsabilizadas pelos seus atos, sobretudo o Ministério do Interior por estar a violar os direitos dos cidadãos e a perseguir os adversários políticos.  

Perante esta situação, Bidam Santa apelou às forças vivas da nação, à comunidade Internacional e ao corpo diplomático acreditado na Guiné-Bissau no sentido de intervirem a fim de contornar a atual situação política vigente no país.

“Queremos chamar atenção por um pormenor muito importante, porque dirigir um Estado exige um nível de competência altamente qualificado. Ser interlocutor de qualquer Estado moderno, exige saber a teoria geral do Estado”, indicou.

Por: Carolina Djemé

Fotos: CD

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *