O estudante de sociologia, Kumpaku Bua Pogha, apresentou em Bissau os seus dois primeiros livros intitulados “as lágrimas revolucionárias” publicado em 2023 e “fala de um militante” em outubro de 2024.
O livro, As lágrimas revolucionárias, é uma obra com o pendor político e de expressão poética nas suas duas dimensões: uma na perspetiva de luta de classes e a segunda na perspetiva tem um caráter da resistência cultural revolucionária e também uma mistura romântica. Contém 63 poemas que simbolizam o início da luta armada pela independência da Guiné e Cabo-verde.
A “Fala De Um Militante” é um ensaio político à base de uma análise marxista sobre temáticas ligadas à consciência política revolucionária, à democracia burguesa, à Mulher, à revolução, ao Golpe de Estado, ao Pan-africanismo, às Eleições, à ditadura, aos Sindicatos e ao papel dos Partidos revolucionários na ditadura, como combater uma ditadura, Tribalismo, Racismo. Segundo o autor, a “Fala De Um Militante” pretende contribuir para o debate político e teórico na luta contra qualquer forma de opressão e de exploração no mundo.
BIOGRAFIA
Kumpaku Bua Pogha nasceu em Bissau. É estudante de sociologia, Pan-Africanista e militante do movimento político UPRG-CASSACÁ-64, uma organização marxista, vanguarda da classe trabalhadora, simpatizante da LIT-QI (Liga Internacional dos Trabalhadores- Quarta Internacional). Foi um dos fundadores do coletivo NDC ( Netos De Cabral), Co-fundador do movimento Pan-Africano da Guiné-Bissau e é membro do Movimento Consciência Negra em Portugal, uma organização antirracista que luta contra qualquer outra forma de opressão e exploração.
Foi Co-organizador do primeiro concurso de Slam Poetry na Guiné e é o autor do livro “As Lágrimas Revolucionárias” e do ensaio político “A Fala de um Militante”.
Por: Epifania Mendonça