GOVERNO LANÇA CAMPANHA NACIONAL INTEGRADA DE VACINAÇÃO SARAMPO-RUBÉOLA

O Governo, através do ministério da saúde pública, lançou esta sexta-feira, 06 de dezembro de 2024, a Campanha Nacional Integrada de Vacinação contra Sarampo- Rubéola em todo o Território Nacional,  para crianças de seis meses aos catorze anos.

A campanha inclui a suplementação com Vitamina-A e desparasitação com Albendazol.

O ato solene de lançamento foi presidido pelo Ministro da Saúde Pública, Pedro Tipote, no campo de Hafia em Bissau.

Segundo informações, a última campanha de vacinação contra sarampo foi em 2019. Em 2021 e 2022, a Guiné-Bissau sofreu epidemias de sarampo e nesta campanha  serão suplementadas com Albendazol novecentos mil crianças, de seis meses a catorze anos, em todo o território nacional, protegidas contra o sarampo e a rubéola, deficiência de vitamina- A e contra vermes intestinais.      

Na ocasião, o ministro da saúde pública, Pedro Tipote, frisou que a campanha é um passo firme na caminhada do governo em garantir a saúde de qualidade às  populações e o bem-estar para todas as crianças da Guiné-Bissau.

“Ao imunizarem as nossas crianças contra rubéola, ao suplementá-las com a vitamina-A e ao desparasitá-las com Albendazol estamos a contribuir para o seu desenvolvimento saudável, para a redução da mortalidade materno infantil e para a construção de um futuro mais promissor para o país ”, realçou.

O titular da pasta de saúde defendeu a necessidade de sensibilizar as pessoas e a  população em geral sobre a importância da vacinação para a prevenção de várias doenças, para de seguida alertar que a sensibilização é a chave para o sucesso da campanha e “ que para tal exige o envolvimento de todos”.  

O ministro da saúde pública sublinhou o engajamento do governo em continuar a investir no setor da saúde, em particular na saúde materna infantil.   

Em representação das mães da comunidade de Hafia, Salimato Embalo mostrou-se satisfeita com o ato e agradeceu aos parceiros do ministério de saúde pelo apoio que têm dado à população da Guiné-Bissau.

Salimato Embalo enalteceu que a vacinação é um ato muito importante para se prevenir e evitar que muitas doenças permaneçam nas crianças.

Salimato Embalo convidou todas as mães do Bairro de Hafia no sentido de aderirem à campanha e levarem seus filhos para as brigadas e postos de saúde para que possam tomar a vacinação. 

Para esta campanha, foram mobilizados mil e duzentos vacinadores e quatro mil agentes de saúde comunitária, que irão executar os trabalhos no terreno durante 15 dias.  

Por: Carolina Djemé

Fotos: CD

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *