Cooperação bilateral: PR SISSOCO QUER CONSOLIDAR RELAÇÕES ECONÓMICAS, ACADÉMICAS E CULTURAIS COM A FRANÇA

O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, manifestou o desejo de consolidar os laços e ampliar as relações no domínio económico, académico, cultural e científico, com a França, tendo afirmado que a França é um país amigo, e que os guineenses saúdam o seu compromisso ao seu lado.

“A nossa população valoriza especialmente a contribuição das autoridades francesas para a melhoria do nosso sistema educacional e o ensino da língua francesa, por meio da abertura de um liceu francês em Bissau e das atividades do Centro Cultural Francês”, disse, reconhecendo que, embora, a língua oficial da Guiné-Bissau continue a ser o português. Acrescentou, neste particular, que “a nossa localização geográfica e os laços seculares e fraternos com os países vizinhos fizeram com que muitos dos nossos cidadãos também sejam francófonos”.

PR SISSOCO: “GUINÉ-BISSAU É UM PARCEIRO CONFIÁVEL QUE PARTILHA OS MESMOS VALORES QUE A FRANÇA”

O chefe de Estado guineense fez estas afirmações no seu discurso realizado na segunda-feira, 09 de dezembro de 2024, no Palácio do Eliseu, em Paris, capital da França, no quadro de uma visita de Estado de 24 horas, que é a primeira de um Presidente da República da Guiné-Bissau àquele país.

Segundo a media internacional, a visita permitiu que os dois chefes de Estado abordassem a situação regional no continente africano, em particular as situações de crise nos países vizinhos da Guiné-Bissau, num momento em que vários Estados do Sahel estão a pôr em causa a presença militar francesa nos seus territórios e a cortar laços antigos de parceria.

Após um encontro de tête-à-tête, os dois chefes de Estado, Umaro Sissoco Embaló e Emmanuel Macron, realizaram uma declaração conjunta para anunciar o reforço da cooperação bilateral entre os dois países.    

Na sua comunicação, Embaló disse que uma vibrante comunidade guineense e seus descendentes vivem em França e contribuem, de forma constante e diversificada, para alimentar o sentimento de amizade, proximidade e solidariedade entre os dois países e povos.

“Quero aqui, neste momento, saudar o apoio da França aos esforços de desenvolvimento sustentável do nosso país, especialmente o seu apoio financeiro, que nos tem permitido reduzir o défice orçamental e melhorar as condições de vida dos nossos cidadãos”, assegurou, para de seguida sublinhar que a população guineense valoriza a contribuição da França na realização de projetos estruturantes em vários setores importantes, tais como a agricultura, a saúde e a proteção ambiental.

“Senhor Presidente, a Guiné-Bissau é um parceiro confiável que partilha os mesmos valores que a França. Trabalhamos em prol da liberdade, da igualdade entre os povos e da preservação da paz no mundo. Adotamos uma política construtiva de diálogo, aproximação e cooperação franca entre todas as nações. A situação internacional, particularmente os desafios de segurança e ambientais que o mundo enfrenta, exige que busquemos pontos de convergência e promovamos uma ação coletiva e eficaz para preservar o nosso planeta e manter a paz mundial”, contou o Presidente Embaló.

Neste contexto, Umaro Sissoco Embaló destacou o importante apoio e o compromisso da França em contribuir para a estabilidade política, a segurança e o desenvolvimento dos países africanos, especialmente os da África Ocidental e do Sahel.

Sublinhou que muitos países da sub-região enfrentam graves ameaças à sua segurança e integridade territorial. Acrescentou,na sua comunicação, que a luta contra o terrorismo, o extremismo violento, o tráfico de seres humanos e o crime transnacional deve continuar, exortando que a mesma deve ser conduzida num espírito de cooperação franca e solidariedade fraterna.

Reconheceu que a experiência no terreno como também as capacidades militares e tecnológicas da França podem contribuir significativamente para reforçar as dos países da sub-região.

“Por isso, defendemos uma cooperação franca e mutuamente benéfica, tendo em conta que existem preocupações partilhadas e interesses convergentes”, afirmou, enfatizando que a “Guiné-Bissau é um país comprometido com a liberdade, a justiça social, a paz e a democracia”.

PR DE FRANÇA ANUNCIA UM NOVO PACOTE DE AJUDA FINANCEIRA À GUINÉ-BISSAU

O Presidente da França, Emmanuel Macron, agradeceu o Presidente Umaro Sissoco Embaló pela sua participação na cerimónia de reinauguração da Catedral “Notre-Dame de Paris”.

“Em junho de 2022, efetuei uma visita à Guiné-Bissau, a primeira visita de um Presidente francês ao seu país. Hoje, estou muito contente de vos acolher em França naquela que é a primeira visita oficial de um chefe de Estado guineense aFrança. Esta visita testemunha a vitalidade da nossa relação e do papel que joga, bem como do lugar que quer dar ao seu país nos assuntos regionais e também a nível da relação bilateral”, disse.

Macron assegurou que no encontro mantido, confirmou-se a determinação de dois países em reforçar a relação em vários domínios, particularmente em matéria de segurança, segurança marítima, agricultura e educação.

“Confirmo igualmente a ajuda da França através da estabilização da Guiné-Bissau por meio de uma ajuda financeira, como foi feito nos anos anteriores”, assegurou, para de seguida, enaltecer a dinâmica registada a nível da cooperação cultural através da Francofonia, enfatizando desta forma a abertura de um liceu francês, em Bissau.

Importa referir que o Presidente Embaló, no final da visita, foi agraciado com a Medalha de “Grande Oficial da Legião de Honra”, a mais alta distinção do Estado francês.

Por: Assana Sambú

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *