A ONG Enda Tiers-mond- ENDA Santé Guine-Bissau, validou esta sexta-feira, 31 de janeiro de 2025, a Estratégia Nacional e o Plano Estratégico de Redução de Riscos ligados ao Consumo de Usuários de Drogas na Guine-Bissau.
Apos a validação do documento, Francisco Sanhá, coordenador Nacional de Combate a Drogas, afirmou que a redução de riscos ao consumo de drogas significa dar vida mais prolongada às pessoas que, por uma ou outra situação, entraram no caminho de consumo de drogas.
Francisco Sanhá lembrou que é claro que a lei pune o consumo de drogas. Contudo, reconheceu vários esforços mundiais que estão a ser feitos para combater o consumo de drogas.
Francisco Sanhá defendeu a necessidade de precaver e inverter a abordagem sobre a droga que vá em linha no sentido de ajudar toxicodependentes que já estão no vício de consumo de drogas, para não multiplicarem as consequências na sociedade, porque “ pode afetar a saúde pública, a economica e outros setores vitais”.
Francisco Sanhá defendeu que é preciso um engajamento na implementação do documento para permitir a execução de acções que possam diminuir os riscos de consumo de drogas no país.
Em nome dos participantes, Rosa Caetano da Silva considerou que o evento é uma oportunidade para a Guiné-Bissau, porque”o consumo de drogas tem afetado quase toda a sociedade guineense”.
“A nossa preocupação era que pessoas nessa situação fossem tratadas humanamente e que as famílias que sofrem as consequências se aliviassem”, disse.
Rosa da Silva afirmou que a sua participação deve servir de um mecanismo para divulgar o interesse do governo para minimizar os riscos relativamente ao uso de drogas no país.
“É necessário implementar o documento validado pelo governo”, defendeu.
Por: Carolina Djeme
Fotos: CD