![](https://www.odemocratagb.com/wp-content/uploads/2025/02/08c16172-e491-4dad-9754-ea78ac8833a1-680x340.jpeg)
Nuno Tristão FC fez história no futebol nacional, conquistando a primeira edição da Taça Centenário de Amílcar Cabral, líder da Independência da Guiné-Bissau e Cabo-Verde.
A competição organizada na presente época desportiva 2024-2025 pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF), no quadro do centenário de Amílcar Cabral, foi vencida pela equipa nortenha ontem, 02 de fevereiro de 2025, diante FC Cumura, em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau.
Foi uma partida de futebol com muito público nas bancadas de Lino Correia no centro da capital da Guiné-Bissau e contou com a presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo e demais entidades ligados ao futebol, a formação de Bula acabou por ser a feliz vencedora por 1 a 0.
A partida entre as duas equipas do interior do país foi bastante equilibrada durante os 90 minutos regulamentares e sem grandes ocasiões para golos.
![](https://www.odemocratagb.com/wp-content/uploads/2025/02/fcdc9f07-1a1e-4fae-a497-a293555e77da.jpeg)
Apesar deste equilíbrio, principalmente na primeira parte, a equipa de Nuno Tristão FC conseguiu fazer o único golo da partida aos 42 minutos do desafio. O único golo foi apontado por Esmeraldo Gomes, dando a vitória à equipa nortenha, nesta partida do final da Taça Amílcar Cabral.
Depois de golo de Gomes, a formação de Bula teve aoportunidade para dilatar o marcador na primeira parte, mas sem sucesso dos jogadores no ataque e a primeira parte terminou com a vantagem da equipa de Bula.
Já na segunda parte, a formação de Cumura, que participa pela primeira vez no Campeonato Nacional da primeira divisão, denominado “Liga Orange Bissau”, tentou assumir a partida em busca de igualar o resultado, mas sem sucesso.
Embora a partida fosse bastante equilibrada, a equipa técnica de Cumura fez toda investida para igualar, mas os jogadores de Bula estavam muito bem, bloqueando as zonas que poderiam criar perigo à baliza contrária.
Apesar das substituições e mudanças tácticas efetuadas pelo treinador de Cumura, Suleimane Djassi, o resultado não alterou e a formação de Bula acabou por vencer a partida por 1 a 0.
A partida ficou marcada com a expulsão do jogador de Nuno Tristão FC Bula, You Gomes aos 62 minutos minutos do desafio.
Com está vitória diante de Cumura, a formação de Bula conquistou assim mais um trofeu nacional, uma vez que já foi campeã nacional.
Esta primeira edição da Taça Amílcar Cabral marca o centenário do nascimento desta figura nacional, com a realização da prova organizada pela LGCF pela primeira vez no país.
De salientar que Amílcar Cabral nasceu a 12 de setembro de 1924, em Bafatá, na então Guiné-Portuguesa, e foi assassinado a 20 de janeiro de 1973, em Conacri, Guiné-Conacri.
Apesar da sua morte, Cabral foi determinante no processo da luta armada que permitiu a Guiné-Bissau e Cabo-Verde conseguiram a independência das mãos dos colonialistas portugueses.
Por: Alison Cabralĺ