
O campeão nacional, o Sport Bissau e Benfica, está “imparável” no Campeonato Nacional de Futebol (Liga Orange) da presente época desportiva 2024-2025, somando apenas vitorias, após a conclusão da quarta jornada da competição no último domingo, 09 de fevereiro de 2025, organizado pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).
Após as vitorias diante do Flamengo de Pefine, Nuno Tristão, FC Bula e dos Portos de Bissau, as Águias deslocaram-se a região de Cacheu e conseguiram alcançar três pontos frente ao FC Canchungo por 3 golos a 0, no estádio Saco Vaz na cidade de Canchungo.
Perante um número considerável de adeptos nas bancadas do recinto que foi entregue de forma provisória pela Federação de Futebol do país (FFGB), uma vez que ainda não terminaram os trabalhos de requalificação do Estádio Saco Vaz, o Benfica mostrou-se superior ao adversário e garantiu o triunfo diante do seu rival direto nos últimos anos na luta pela conquista da Liga Orange Bissau.
Os três golos do Benfica apontados pelo jovem extremo Sadraque Monteiro, considerado um dos melhores jogadores nacionais que joga no país. O primeiro tento de Monteiro foi marcado aos três minutos da primeira parte e os restantes dois foram apontados na segunda parte nos minutos 61 e 68 da partida.
Além dos dirigentes das duas equipas, a partida foi assistida por várias personalidades ligadas ao futebol, incluindo um membro do governo. Na tribuna do Estádio Saco Vaz estavam o presidente da FFGB, Carlos Mendes Teixeira “Caíto”, o presidente da LGCF, Dembo Sissé e o secretario de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo “Zé Carlos”.

Embora o clube encarnado tenha sido eliminado de forma prematura na Taça Amílcar Cabral pela formação de Quelélé, o Benfica está a realizar um bom início de época desportiva, mostrando dotes de campeão nacional no sentido de lutar pelos seus objetivos.
Após o triunfo frente ao FC Canchungo numa das partidas do enceramento da quarta jornada da Liga Orange, as Águias lideram a prova de forma isolada com 12 pontos na tabela classificativa. Já os Lobos de Canchungo mantêm-se com 7 pontos na tabela classificativa da competição.
Em quatro jogos que realizou, o FC Canchungo venceu dois, empatou um e perdeu uma partida da prova da presente temporada.
Nas restantes partidas da quarta jornada da Liga Orange Bissau, quatro equipas continuam sem vencer, nomeadamente FC Sonaco, Nuno Tristão FC Bula, FC Pelundo e Tigres de São Domingos. Das quatros equipas que estão neste momento na zona critica da tabela classificativa, somente a formação de Tigres de São Domingos ainda não pontuou após o cumprimento da quarta jornada, continuando com zero pontos na tabela classificativa.
Esta equipa que fica na zona de fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, enfrenta uma crise interna da Direção desde época passada e vários dirigentes e os sócios estão a criticar o atual presidente dos Tigres de São Domingos, Mamadu Leni Dabo.
Na sequência desta crise interna, o secretário geral do clube, Tiago Seide, apresentou a sua demissão, através de uma carta entregue ao presidente de Tigres de São Domingos. Seide justificou o seu pedido de demissão do cargo devido à falta de reuniões periódicas da direção do clube, à falta de definição de um plano de trabalho da Direção e à falta de sintonia entre os membros da Direção do Clube de Tigres de São Domingos.
Em partida da quarta jornada, os Tigres de São Domingos foram derrotados na sua deslocação ao leste do país por 3 a 1,diante do Clube Desportivo e Recreativo de Gabú. Após esta derrota o clube continua sem pontuar e a formação de Gabú alcança a segunda vitória na Liga Orange Bissau. A formação de Gabú tem agora 6 pontos na tabela classificativa, estando na nona posição da tabela.
Já FC Sonaco, FC Pelundo e Nuno Tristão FC, que estão também na zona critica da tabela, empataram os respetivos jogos nesta jornada, somando cada um ponto na tabela classificativa. Nuno Tristao FC Bula recebeu e empatou 0 a 0 frente ao FC Pelundo e FC Sonaco recebeu e empatou 1 a 1 frente Hafia de Bafatá.
Após a quarta jornada da Liga Orange Bissau, o FC Sonaco tem 2 pontos na tabela classificativa. Bula e Pelundo, dois clubes da região de Cacheu, têm cada um ponto na tabela classificativa.
Em Bissau, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), que ainda não perdeu na competição, recebeu e venceu o FC Cumura por 1 a 0, no domingo último. Foi uma partida de futebol equilibrada e com intensidade muito alta na partida.
Numa partida realizada no Estádio Lino Correia, com fraca presença de adeptos nas bancadas, o único golo da partida foi apontado por intermédio de Bacari Sissé no minuto 90+3, dando assim três pontos ao clube da avenida Amílcar Cabral,em Bissau.
Com este resultado, a UDIB alcança 10 pontos e FC Cumura mantém-se com 7 pontos na tabela classificativa, ao cabo da quarta jornada.
Em Bissau, o Clube de Futebol os Balantas de Mansoa conseguiu somar duas vitórias seguidas na Liga Orange Bissau. Depois de dois empates na primeira e segunda jornada da prova, o clube histórico da Guiné-Bissau venceu duas partidas seguidas na competição.
Após a vitória em casa na jornada anterior frente Nuno Tristão FC Bula, os Balantas de Mansoa, viajaram até Bissau e derrotaram os Portos de Bissau por 1 a 0, alcançando importantes três pontos na tabela classificativa.
O clube nortenho que tem agora nova direção à frente da equipa, promete mudar o rumo dos acontecimentos, uma vez que, devido os sucessivos problemas internos nos últimos anos, comprometeu bastante o desempenho dos Balantas de Mansoa na prova. Com esta vitória, Mansoa tem agora oito pontos na tabela classificativa, graças às duas vitorias e dois empates na Liga Orange Bissau.
Já a formação dos Portos de Bissau, que iniciou a temporada com um triunfo, não venceu os seus últimos três jogos da competição. Empatou na segunda jornada, mas perdeu nas duas últimas partidas de futebol, diante do Benfica e dosBalantas de Mansoa. Após esta derrota, os Estivadores continuam com 4 pontos na tabela classificativa.
Na partida que abriu a quarta jornada na ultima sexta-feira, o FC Cuntum recebeu o histórico clube de Sporting Clube da Guiné-Bissau, em partida realizada no Lino Correia, com pouco público nas bancadas e a partida terminou com empate entre as duas equipas sediadas em Bissau.
Foi uma partida com várias ocasiões de golo para ambas asequipas, mas os seus avançados não souberam concretizar as oportunidades em golos e o placar ficou em 0 a 0 durante 90 minutos regulamentes da partida da quarta jornada da Liga Orange Bissau.
Embora estejam separadas por dois pontos, a formação de Sporting é uma das equipas que ainda não perdeu na prova, a par do Benfica, da UDIB e dos Balantas de Mansoa. Com este empate a equipa de Cuntum fez 6 pontos na tabela classificativa, enquanto, Sporting tem agora 8.
Em Bissau, o Flamengo de Pefine, que venceu na jornada anterior, na sua deslocação a região de Cacheu, sofreu no sábado último a sua segunda derrota na competição diante dos Arados de Nhacra. Em partida realizada no Lino Correia em Bissau, o Flamengo de Pefine foi derrotado por 2 a 0, perdendo a oportunidade de somar duas vitorias consecutivas.
Já a formação de Nhacra, que empatou na jornada anterior diante de FC Cuntum, alcançou segunda vitória na Liga Orange Bissau, após o cumprimento da quarta jornada da prova. O clube esta agora no quinto lugar da tabela classificativa com 7 pontos, graças às duas vitorias e um empate na prova.
Em relação à formação de Flamengo de Pefine, este continua com 4 pontos na tabela classificativa, estando na zona crítica da tabela da Liga Orange Bissau.
Após a grande época que o clube sediado no bairro de Pefine realizou na temporada 2022-2023, esta equipa teve enormes dificuldades na época passada para garantir a manutenção na prova e acabou por conseguir este feito na parte da competição.
Os resultados completos da quarta jornada da Liga Orange Bissau:
Cuntum 0 Sporting 0
Pefine 0 Nhacra 2
Portos de Bissau 0 Mansoa 1
Gabú 3 São Domingos 1
Bula 0 Pelundo 0
Sonaco 1 Hafia de Bafatá 1
UDIB 1 Cumura 0
Canchungo 0 Benfica 3
Classificaçao da Liga Orange Bissau:
1 – Benfica tem 12 pontos,
2 – UDIB tem 10 pontos,
3 – Sporting tem 8 pontos,
4 – Mansoa tem 8 pontos,
5 – Nhacra tem 7 pontos,
6 – Cumura tem 7 pontos,
7 – Canchungo tem 7 pontos,
8 – Cuntum tem 6 pontos,
9 – Gabú tem 6 pontos,
10 – Hafia de Bafatá tem 4 pontos,
11 – Portos de Bissau tem 4 pontos,
12 – Pefine tem 4 pontos,
13 – Sonaco tem 2 pontos,
14 – Bula tem 1 ponto,
15 – Pelundo tem 1 ponto,
16 – São Domingos tem zero ponto.
A liga dos Clubes anunciou esta segunda-feira, que a quinta jornada será realizada no meio da semana. A quinta jornada da Liga Orange arranca no dia 12 de fevereiro e termina no dia 13 do mesmo mês.
O líder da prova, o Benfica, joga diante do Gabú e os Balantas de Mansoa recebem a visita de Canchungo.
Por: Alison Cabral