
O Sport Bissau e Benfica, campeão em título, bateu ontem o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, em partida da quinta jornada do Campeonato Nacional de Futebol (Liga Orange), da presente temporada desportiva 2024-2025.
As Águias orientadas por Romualdo José da Silva, “Aldo”, estão a realizar um bom início da época. Em cinco jornadas, o Benfica fez cinco vitórias consecutivas, mostrando ser um dos principais candidatos a vencer a Liga Orange que arrancou em dezembro de 2024.
A partida realizada no estádio Lino Correia em Bissau teve pouco número dos adeptos nas bancadas. Os encarnados entraram bem na partida e muito cedo assumiram o controlo do comando, posse de bola, e logo 10 minutos abriram o marcador aos por intermédio de Sadraque Monteiro, considerado jogador em destaque neste início da época.
Apesar do domínio que o Benfica vem mostrando nos minutos iniciais, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú cresceu bastante, depois de sofrer o primeiro e mostrava ser uma equipa determinada e que iria lutar para os três pontos nesta jornada.
Depois da equipa do Leste crescer no terreno, criou alguns lances de perigo à baliza do Benfica: A formação de Gabú igualou a partida aos 34 minutos, deixando incrédulos os adeptos do Benfica no estádio.
O único golo do Clube Desportivo e Recreativo de Gabú foi apontado por Bubacar Gobi Baldé. Depois do empate, a formação de Gabú teve duas ocasiões, na primeira parte, para dilatar o marcador, mas sem sucesso.
Volvidos 3 minutos após o golo de Gabú, o campeão nacional voltou a marcar, estando novamente à frente do marcador na partida que foi assistida por vários dirigentes desportivos nacionais. O golo foi apontado novamente por Sadraque Monteiro, aos 37 minutos. O Benfica terminou o primeiro tempo em vantagem.
Na segunda parte, as duas equipas entraram com objetivos diferentes. O Benfica entrou com intuito de fazer o seu terceiro golo para dar tranquilidade à equipa e a equipa de Gabú foi determinada para igualar a partida no sentido de dar dores de cabeça ao adversário. Enquanto as Águias controlavam a posse da bola, a formação de Leste da Guiné-Bissau não dava hipótedas ao adversário. A equipa de Gabú, liderada por Bentém Culubali, fez várias alterações e mudanças táticas à procura de golos, mas falhou na finalização.
A partida ficou marcada com vários incidentes que levaram à expulsão do treinador do Benfica e dois jogadores de Gabú. As expulsões foram consequências das críticas que as equipas estavam a fazer à equipa de arbitragem. Tudo isso aconteceu quando o Clube de Gabú estava a travar as investidas do Benfica.
Estas expulsões deixaram os adeptos e dirigentes de Gabú desapontados, uma vez que a equipa ficou com 9 jogadores em campo. Na sequência destas expulsões, a partida perdeu aqualidade.
Aos 90+1, o Benfica chegou ao terceiro golo que deu a tranquilidade ao clube campeão nacional. O terceiro golo dos encarnados foi apontado por intermédio de Adélecio, que entrou nos minutos finais da partida.
Com está vitória, o Benfica reassume a liderança da tabela classificativa com 15 pontos, enquanto a formação de Gabú mantém-se com 6 pontos.
Embora o Benfica tenha sido superior durante aos 90 minutos da partida, notou-se muita crítica ao trabalho da equipa de arbitragem, principalmente ao árbitro central devido a algumas decisões que tomou.
O jovem Sadraque Monteiro está a ser um jogador em destaque após a realização da quinta jornada da Liga Orange. O jovem extremo do Benfica marcou 5 golos num espaço de 5 dias. Antes do jogo frente ao Gabú, Monteiro tinha apontado 3 golos diante do FC Canchungo, no último domingo.
Após o jogo, o treinador adjunto do Benfica, Nelson Nbana, enalteceu o engajamento dos seus jogadores que permitiu ao clube campeão nacional somar cinco vitórias consecutivas na Liga Orange.
O jovem técnico realçou ainda o bom início da época do extremo Sadraque Monteiro que lhe permitiu marcar muitos golos.
Por seu turno, o treinador de Gabú, Bentém Culubali, considerou que o Benfica foi superior durante a partida, acima de tudo é a melhor equipa do campeonato nacional. Culubali escusou-se a comentar o trabalho da equipa de arbitragem.
Na sua breve conversa com os jornalistas, Culubali prometeu que o clube vai continuar a trabalhar no sentido de mudar a tendência.
A Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGDH) decidiu acelerar a Liga Orange para o meio da semana para precaver a época chuvosa na Guiné-Bissau.
Na outra partida do encerramento da quinta jornada da Liga Orange, o FC Cumura recebeu e perdeu por 1 a 0 diante do FC Cuntum. Foi uma partida em que a equipa de Cumura controlou a posse de bola, mas não conseguiu traduzir o seu domínio em golos.
A formação de Cuntum mostrou ser uma equipa experiente, conseguiu fazer o único golo da partida na segunda parte.
As duas adversárias vieram de resultados diferentes na jornada anterior. A formação de Cuntum empatou com o Sporting Clube da Guiné-Bissau. A formação de Cumura, único representante da região de Biombo na prova, perdeu diante da União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB), por 1 a 0, somando a segunda derrota consecutiva na prova.
A jornada ficou marcada com a conquista do primeiro ponto dos Tigres de São Domingos na Liga Orange. A formação dos Tigres de São Domingos, que vive uma crise interna de liderança, alcançou o seu primeiro ponto na tabela, após o empate diante do FC Sonaco por 1 a 1.
Os resultados completos da quinta jornada da Liga Orange 2024-2025:
Sporting 0 Pefine 0
São Domingos 1 Sonaco 1
Mansoa 2 Canchungo 1
Pelundo 2 Portos de Bissau 3
Nhacra 2 Bula 0
Hafia de Bafatá 0 UDIB 2
Benfica 3 Gabú 1
Cuntum 2 Cumura 0
Classificação da Liga Orange:
1 – Benfica tem 15 pontos,
2 – UDIB tem 13 pontos,
3 – Mansoa tem 11 pontos,
4 – Nhacra tem 10 pontos,
5 – Cuntum tem 9 pontos,
6 – Sporting tem 8 pontos,
7 – Canchungo tem 7 pontos,
8 – Portos de Bissau tem pontos,
9 – Cumura tem 9 pontos,
10- Gabú tem 6 pontos,
11 – Pefine tem 5 pontos,
12 – Hafia de Bafatá tem 4 pontos,
13 – Sonaco tem 3 pontos,
14 – Bula tem 1 ponto,
15- Pelundo tem 1 ponto,
16– São Domingos tem um ponto.
Por: Alison Cabral