Setor de Caió: EMPRESÁRIO BRAIMA SEIDE BÁ ENTREGA TRÊS FUROS DE ÁGUA POTÁVEL PARA A COMUNIDADE 

O empresário guineense Braima Seide Bá entregou, no domingo, 16 de fevereiro de 2025, três furos de água potável, construídos de raíz e com capacidade de quatro mil litros cada, para aliviar o sofrimento das comunidades locais.

Caió é um dos setores da grande região de Cacheu, no norte da Guiné-Bissau, que enfrenta enormes dificuldades devido à falta de água potável, particularmente durante o período da seca.

A comunidade local organizou uma cerimônia de entrega dos três furos de água, que foi presidida por Cadi Seide Bá, irmã do empresário. A cerimônia também contou com a presença do responsável pela Associação dos Filhos e Amigos de Caio, Jeta, Pexis, Cajugut e na Diáspora, Mamadu Canté, além da participação de mulheres, jovens e anciãos do setor.

Na ocasião, Cadi Seide Bá disse que o seu irmão tem a vontade de ajudar a comunidade na medida do possível, para que possam sair da situação de sofrimento em que se encontram há vários anos.

“Iniciou com a perfuração de poços de água em diferentes bairros de Caió, de maneira que nós enquanto a comunidade e beneficiárias devemos agradecer o gesto e o esforço realizado pelo nosso irmão”, assegurou, para de seguida revelar que o seu irmão na qualidade do filho de Caió e consciente das dificuldades de sua comunidade, decidiu destinar parte do seu dinheiro que poderia servir para a sua família para fazer esse investimento, por isso apelou a população a cuidar bem das torneiras, garantindo que tenham utilidade permanente e que a manutenção seja feita sempre que necessário, para o bem da comunidade.

Em representação dos filhos e amigos de Caió, Jeta, Pexis, Cajugut e na diáspora, Mamadu Cante afirmou que a entrega de poços de água é um ato ímpar e será difícil encontrar um filho de Caió como Braima Seide Bá, que demonstre um gesto patriótico ao apoiar a população que tanto precisa em vários domínios, sobretudo no que diz respeito à água, que é um líquido precioso para a vida humana.

“Pessoas como Braima Seide Bá, são de admirar e por isso devemos prestar-lhe homenagem antes da sua partida. Esperamos que este gesto não fique apenas aqui, mas que continue para sempre, pois este não é o primeiro. Estamos aqui para a entrega de poços de água em três localidades, nomeadamente, na Praça de Caió, Otemulik e Pupal. Já presenciamos a doação de uma ambulância para o centro de saúde de Caió, e queremos agradecer por esse gesto, pois apenas uma pessoa com maturidade e consciência pode realizar esse tipo de investimento para o seu povo”, sublinhou.

Mamadu Canté lembrou que o jovem empresário já havia contribuído em uma das áreas mais importantes e interessantes.

“A construção de estradas, como a que liga Caió a Canchungo, entre outras iniciativas que não podem ser mencionadas. Queremos aproveitar essa ocasião para agradecer a Deus por ter nos dado um filho que se preocupa com o sacrifício da sua população e investe para minimizar ess sofrimento, portanto Braima Seide Bá, muito obrigado”, concluiu.

Por sua vez, Geralda Gomes, em nome das mulheres de Caio, agradeceu o gesto do jovem empresário e espera que mais filhos daquele setor, no futuro, se unam à causa para apoiar ainda mais a comunidade de Caió em outras áreas, a fim de salvar a população, que é negligenciada pelo estado guineense.

“Não esperávamos que, após a morte de seus pais, ele pensasse em um gesto tão importante como este para apoiar sua comunidade e continuasse a agir em outras áreas para o bem de seu povo, que está sofrendo muito. Queremos que Deus o abençoe para que possa oferecer mais apoio e ajudar Caió a sair da situação em que se encontra há vários anos”, referiu.

Por: Aguinaldo Ampa

Author: O DEMOCRATA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *