
O presidente do Movimento Nacional da Sociedade Civil, Fodé Caramba Sanhá, anunciou esta segunda-feira, 17 de março de 2025, que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, está disponível para tomar parte no encontro que será realizado pelo Movimento Nacional da Sociedade Civil com todos os atores políticos nacionais para discutir e encontrar soluções para a Guiné-Bissau.
Fodé Caramba Sanhá falava aos jornalistas depois de um encontro com o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, na Presidência da República, no qual disse que depois de andarem, em outubro do ano passado, na primeira ronda de sensibilização com os atores políticos nacionais, que depois foi retomada para a segunda ronda de preparação para um encontro nacional, onde tomarão parte atores políticos nacionais no sentido de procurar garantias e disponibilidade em toda parte.
“Recebemos garantias do Presidente da República e disse que está disponível para a realização deste evento pelas organizações da sociedade civil. Faremos parte, sem problema, para discutir com todos os atores políticos e encontrar soluções possíveis para o bem-estar da Guiné-Bissau”, advertiu.
O responsável do Movimento Nacional da Sociedade Civil, informou que iniciaram o processo de sensibilização no mês de outubro de 2024 com o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, e que “hoje voltamos para lhe informar sobre o trabalho realizado e manifestamos a nossa disponibilidade de participar no encontro que será realizado no futuro para encontrar soluções e ultrapassar a crise vigente no país”.
“Viemos cá com uma agenda do Movimento da Sociedade Civil, engrossado pelas organizações de construtores da paz, nomeadamente WANEP-GB, REMSECAO, Voz de Paz e Fórum de Paz, enquanto organizações especializadas em temática da construção da paz, para continuar a sensibilizar os atores políticos ao diálogo nacional, no qual “todos nós nos revemos para o bem do país, apaziguando algumas situações que nos criam tensões.
Por: Aguinaldo Ampa