Declaração do Embaixador dos Estados Unidos para o Senegal e a Guiné-Bissau James Zumwalt sobre o Falecimento do Embaixador John Blacken
É com profundo pesar que soube do falecimento do Embaixador John Blacken no dia 3 de agosto. Tendo servido como Embaixador dos Estados Unidos para a Guiné-Bissau entre 1986 e 1989 e de seguida vivido e trabalhado na Guiné-Bissau por muitos anos, John foi o Americano com mais profundo conhecimento e compreensão da Guiné-Bissau e do seu povo.
Foi um grande amigo da nação, trabalhando incansavelmente para um futuro mais próspero e seguro para o seu povo. Em particular, John foi a força motriz por trás do esforço para libertar a Guiné-Bissau de minas terrestres, dirigindo a ONG, “HUMAID,” a eliminar os restantes perigos para a população civil.
Valorizei profundamente os conselhos e as sugestões de John antes da minha chegada à Guiné-Bissau. O seu amor pela Guiné-Bissau e pelo seu povo era contagiante. Apresento os meus pêsames à sua família e à todos aqueles cujas vidas tocou, na Guiné-Bissau e noutros lugares.
Dakar, 4 de agosto de 2015
Meus pêsames à família deste grande homem (John Blacken)