Jovens das duas alas do PRS acordam congresso conjunto e inclusivo

A Juventude da Renovação Social (JRS), organização juvenil do Partido da Renovação Social (PRS), anunciou esta sexta-feira, 23 de outubro de 2026, o fim da divisão interna que vinha marcando a estrutura, declarando a existência de uma única organização juvenil no seio do partido.

A decisão foi formalizada em Bissau pelos representantes das duas sensibilidades do PRS, associadas a Franco Ialá e Ednilson Alberto Nambeia, que assumiram o compromisso de trabalhar em conjunto para a reunificação da formação política.

Num documento consultado por O Democrata, os jovens declararam o fim da divisão de forma “livre, definitiva e irreversível”, assumindo igualmente o papel de facilitadores e garantes morais do processo de reunificação do partido.

A declaração anuncia ainda a criação da Comissão Juvenil Conjunta para Facilitar a Realização do Congresso, composta por representantes das duas alas da JRS.

Segundo o documento, a comissão terá como principal missão elaborar uma proposta de roteiro consensual para a realização de um congresso conjunto, unitário e inclusivo, capaz de consolidar a reunificação do PRS.

Os subscritores comprometeram-se igualmente a pôr termo aos ataques, insultos e manifestações de desrespeito mútuo nas redes sociais, rádios e demais espaços públicos. Assumiram também o compromisso de não participar em qualquer congresso separado, exclusivo ou considerado sectário.

A JRS apela, por outro lado, às duas alas da Direção Superior do partido para que se sentem à mesma mesa e alcancem um entendimento que permita a realização de um congresso conjunto.

A declaração estabelece ainda o compromisso dos jovens de trabalhar pela reunificação plena do PRS, defendendo princípios como a unidade, o diálogo, o perdão e a prevalência do interesse coletivo sobre interesses pessoais ou de grupo.

Por Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *