
Pelo menos 10 pessoas morreram em um atentado suicida hoje sábado, 21 de novembro, no norte dos Camarões, de acordo com fontes próximas aos serviços de segurança. Uma dúzia de outras pessoas ficaram feridas, acrescentou as mesmas fontes. Entre os 10 mortos se incluem bombistas suicidas, disse um oficial sênior.
O ataque ocorreu na aldeia de Nigue, um subúrbio da cidade de Fotokol, na região camaronesa do Far North, que faz fronteira com o Chade e Nigéria. Esta área já havia sido alvo de ataques de islamistas nigerianos seita Boko Haram, que prometeu lealdade à organização denominada Estado Islâmico (EI).
De referir que a região Norte dos Camarões servia de base de retaguarda ao grupo islâmico, antes da ofensiva militar lançada pelo governo Camaronês no ano passado. Boko Haram na luta armada desde 2009 no nordeste da Nigéria, ampliou suas atividades nos últimos meses para os países vizinhos (Camarões, Chade, Níger), e transformou a área de fronteira do Lago Chade em uma zona de guerra, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Camarões participa de uma força regional de 8700 homens sob o comando nigeriano que devem ser desdobrados até o final do ano para lutar contra os islamitas.
Com France24