EMPRESA CHINESA CONSTRÓI COMPLEXO DE PESCA NA GUINÉ-BISSAU

A empresa chinesa denominada de “Fuziang Shai Corporation” vai investir mais de 300 milhões de dólares na construção de um complexo de pesca e uma unidade hoteleira de cinco estrelas no sector de Prabis, região de Biombo, situado à 18 quilómetros ao norte de Bissau.

Segundo a RDP-África, o referido projecto lançado no último Domingo, vai criar directamente mas de três mil postos de trabalho.

Em declarações à imprensa o Presidente da referida corporação, Yang Ming afirmou que existem várias opções de investimentos privados na Guiné-Bissau.

“O objectivo da nossa visita é para estudar com as autoridades da Guiné-Bissau os projectos de investimentos no sector das pescas, nomeadamente na construção de um complexo de pesca na localidade de Suru, no sector de Prabis, região de Biombo”, informou.

Yang Ming sublinhou ainda que existem várias possibilidades de investimentos na Guiné-Bissau e esperamos fazer muitas coisas com o Governo guineense no sector das pescas ou turismo.

Por sua vez, o governador da região de Biombo, Humberto Augusto Có disse que o projecto constitui grande oportunidade para o país e os jovens em particular.

“O sector de Prabis como beneficiário do projecto faz parte da região de Biombo por isso para além de ser uma grande infra-estrutura, constitui uma perspectiva de emprego para os jovens locais”, informou.

O governador de Biombo frisou que o projecto é uma janela de oportunidade que se abre para o desenvolvimento da região de Biombo, acrescentando que, sendo assim, vão dar todo o apoio necessário para a materialização da obra.

Lamentou  que há muito que a região de Biombo foi remetido ao esquecimento  em termos de projectos, não obstante situar-se perto da capital Bissau.

 

In ang

 

 

4 thoughts on “EMPRESA CHINESA CONSTRÓI COMPLEXO DE PESCA NA GUINÉ-BISSAU

  1. Isso que é bom ouvir, porque isso que é chamado de caminho ao desenvolvimento. Por outro lado lamento muita não ter governantes e políticos que não pensam em desenvolvimento na Guiné.

    1. lamento muita não ter governantes e políticos que pensam em desenvolvimento na Guiné. isto é , criar emprego, acesso aos hospitais de qualidade, acesso ao bem estar social.

      Reply

  2. A noticia não refere a troco de quê tanta generosidade vinda da China, país que engoliu as matas da Guiné-Bissau em apenas um ano e faz capturas de pescado nas aguas da Guiné-Bissau que excedem segundo os dados da greenpeace em mais de 60% do negociado através de licenças de pesca. Recordo que as embarcaçoes de arrasto chinesas que operam na GBissau, usam bandeira nacional, porem toda a tripulação é chinesa. Recordo ainda que a China não sabe criar postos de trabalho, sabe sim criar postos de exploração…sendo um dos maiores incrementadores da escravatura moderna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *