ECOMIB OFERECE 14 MIL LITROS DE OXIGÉNIO E MEDICAMENTOS AO HOSPITAL MILITAR

O contingente militar senegalês da ECOMIB ofereceu hoje um donativo de 14 mil litros de oxigénio, medicamentos e materiais consumíveis para bloco operatório ao Hospital Principal Militar “Amizade Sino Guineense”.

O acto da entrega dos respectivos donativos foi testemunhado pelo chefe da divisão de saúde do Estado-Maior General das Forças Armadas, Coronel Tcham Na Man, do director-geral do hospital, Capitão de Mar e Guerra, Quinhin Na N’Tote e do seu director clínico.

O director clínico do referido Hospital, Augusto Mendes disse a’O Democrata que a iniciativa do contingente militar senegalês simboliza uma boa relação existente entre o hospital militar guineense e a equipa médica da ECOMIB.

“Este lote de materiais e do oxigénio que recebemos vai nos permitir, até certo ponto, diminuir as carências que enfrentamos”.

Para o comandante desta equipa médica, Alassane Sow, a oferta de medicamentos e oxigénio insere-se no âmbito da cooperação entre a equipa médica de ECOMIB e o Hospital Militar da Guiné-Bissau e promete apoio no quadro da formação de pessoal.

O Comandante Sow revelou que está-se a pensar na possibilidade, no futuro, de realizar uma jornada de consultas e tratamento médico gratuito que envolverá toda a equipa médica de ECOMIB.

De referir que a ECOMIB (designação da Missão da CEDEAO para manutenção da paz na Guiné-Bissau) é constituída essencialmente por forças policiais e militares, num total de quinhentos homens, instalada no país desde 2012, na sequência de um golpe de Estado de 12 de abril. O mandato da ECOMIB foi prorogado até junho próximo, na cimeira de chefes de Estados da África Ocidental, em setembro último.

 

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *