Reabertura da Sessão Parlamentar: LÍDER PARLAMENTAR GUINEENSE DIZ QUE NÃO SE DEIXARÁ INTIMIDAR POR QUALQUER DEPUTADO

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, disse hoje, 5 de Janeiro, que não se deixará intimidar por qualquer deputado, em alusao à polémica em torno da reprovaçao ou não da moção de confiança ao governo liderado por Carlos Correia.

Ao discursar durante a reabertura da sessão parlamentar iniciada em Novembro último, o líder parlamentar declarou que o “calor do momento político” demonstrado nas reuniões da plenária dos últimos dias conduziu à falta de vontade de alguns deputados na interpretação correta das regras do funcionamento da Assembleia Nacional Popular.

Cassamá qualificou de “ inverdade” rumores que vinham circulando em como a sessão parlamentar em curso havia sido suspensa e só se retomaria a 21 de corrente mês.

“Perante a tal inverdade, muitas vozes ao invés de se esclarecerem melhor nas instâncias próprias prontificaram-se em assumir certas atitudes hostis ao normal funcionamento do Parlamento. Entre tantas soluções ensaiadas figura a destituição da Mesa da ANP, através de subscrições. Ora, parece-me que a Mesa da ANP é eleita para uma legislatura completa ao abrigo dos artigos 22 e 29 do Regimento, os seus membros só podem ser substituidos definitivamente por impedimento, por renúncia ou pela morte”, explicou.

O responsável máximo do orgão legislativo guineense garantiu perante perlamentares que final do seu mandato voltará ao seu ministério dedicar à consultoria internacional.

“Quando terminar o meu mandato regressarei ao Ministério de Agricultura fazer trabalho de consultoria internacional, pois tenho a capacidade para isso”, acrescentou.

Em relação ao retorno ao Parlamento do programa do governo, em prazo de 15 dias, Cassamá frisou que o Regimento não define de forma clara o critério de contagem dos dias para o efeito.

“Nesta situação, recorreu-se à regra geral de contagem de prazo que informa que não conta o primeiro dia da notificação da pessoa ou instituição do prazo para a prática de determinado acto, assim como não contam os feriados e fins-de-semana para este efeito”, precisou.

“Foi assim que os membros da Mesa, em conformidade com aquilo que foi sempre sua prática, procederam a contagem dos dias no calendário e agendaram o debate para o dia 21 de Janeiro de 2016. Existe acta que relata como decorreu a reunião”, insistiu o presidente do Parlamento.

 

Por: Assana Sambú

4 thoughts on “Reabertura da Sessão Parlamentar: LÍDER PARLAMENTAR GUINEENSE DIZ QUE NÃO SE DEIXARÁ INTIMIDAR POR QUALQUER DEPUTADO

  1. Nhu Cipriano k? kuma i na sedu consultor internacional, nundé? ku kal formação? ku ki diploma falso? dapi bu ka kunxi constituição di Guiné ku fadi leis internacionais!!!
    Guiné stá doente pabia dé parvo ké tene kuma presidente de assembleia.
    Guinienses foronta!

  2. Cipriano vai te lixar, andas a brincar com povo guinéense. Mas o que estas a cozinhar com o teu amigo DSP vão pagar muito caro! Sabes muito bem que o programa do governo será chumbado e andam a aldrabar. Agora é nova forma de contagem… O DSP terá um final triste por tudi que esta criar na guiné, tem manias que esta protejedo pela comunidade internacional, vai ver o que é bom…

  3. Talvez i na fala di consultoria internacional na area di agricultura por qui el i engenhero na kil area.

    N’pensa i pudi sedu tambi na manera di consigui cooperason pa tissi tratores pa labur, na manera di iabri bulanhas ou djuda tissi investiduris internacionais pa mostra elis bulanhas ou ainda forma jovens na kil area.
    Pa mi ika nada mal ideia pa chefi di casa di povo. Ma kiston tudo i di kuma si nhu cipriano na fassil na futuro? no na bim odja si no matil……

  4. não acredito nesta mensagem porque o senhor eng Cipriano Cassama não conhece nada de agronomia agora e nunca conheceu estou em Algeria na altura a sua ambição era de ser presidente da republica da Guine Bissau mais em termos agronómicos ele nem sabe o que ,e uma planta .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *