
A Mesa e a Conferência dos Representantes dos Grupos Parlamentares da Assembleia Nacional Popular (ANP) deliberaram esta quarta-feira, 19 de maio 2016, suspender a Sessão Ordinária em curso, devido ao impasse no funcionamento do parlamento.
A informação consta de um comunicado à imprensa deste orgão, que acrescenta que verificadas as condições, a Mesa da ANP comunicará aos deputados a data da retoma da sessão.
No documento, a Assembleia Nacional Popular também fundamenta a sua tomada de decisão, com o facto de os pontos constantes da ordem do dia desta sessão estarem “directamente” ligados e dependentes ao governo.
Estavam previstos o debate e aprovacao do Orçamento Geral do Estado, o do Plano Anual de Desenvolvimento, entre outros.
Ainda segundo o Parlamento guineense, está em curso, o processo de negociação entre os partidos políticos com assento parlamentar, com vista ao estabelecimento dum acordo para garantir a estabilidade governativa até ao final da presente legislatura, bem como a formação de um governo inclusivo.
Esta sessão da Assembleia Nacional Popular foi marcada pelas sucessivas suspensões, devido ao desentendimento, sobretudo entre as duas maiores bancadas parlamentares: PAIGC e o PRS no que se refere ao estatuto dos 15 deputados expulsos do Partido Africano para à Independência da Guiné e Cabo Verde, na ANP.
Fonte: ANG