Crise Política: PRS DECLINA PROPOSTA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM ASSUMIR A LIDERANÇA GOVERNATIVA

O Partido da Renovação Social (PRS), segunda maior força política do país vai declinar o pedido formulado sábado, 21 de Maio, pelo Presidente da República José Mário Vaz no sentido de propor uma solução governativa para o actual impasse político institucional.

O jornal O Democrata soube de fontes seguras que a proposta do Chefe de Estado está a ser debatida neste momento num encontro da Comissão Executiva na sede do partido em Bissau e tudo aponta para uma posição unânime contra a liderança governativa pelo PRS.

As mesmas fontes afirmam que o PRS não quer assumir protagonismo do processo político actual e vai reiterar esta posição no final da reunião de hoje através de um comunicado. “O PRS não ganhou as eleições e não pode, em circunstância nenhuma, assumir a chefia do governo. Todavia, o partido está disposto a participar activamente na construção de soluções para a saída da actual crise”, declarou ao O Democrata um membro da Comissão Executiva.

No passado sábado, 21 de Maio, a Presidência da República emitiu um comunicado no qual o Chefe de Estado pede ao PRS a formulação de uma solução governativa para o país, alegando que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), vencedor das últimas eleições legislativas não possui uma maioria clara na Assembleia Nacional Popular que garanta a estabilidade governativa.

 

Por: Redacção

11 thoughts on “Crise Política: PRS DECLINA PROPOSTA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM ASSUMIR A LIDERANÇA GOVERNATIVA

  1. Se esta notícia for verdade, louvo a atitude democrática deste partido pois revela pleno conhecimento da Constituição e do direito Constitucional
    J

  2. Se o PRS viese assumir esta posição, digo que já temos um partido com maturidade política e que estarará na altura de enfrentar as próximas eleições com grande probabilidade de vencer, o PRS que nãose deixe iludir com está proposta, porque se assumirem a governação o povo vos julgara junto com o Sr. Presidente da República, não que sou contra ou a favor de fulano ou partido, mas sim o PRS têm uma san che para aproveitar então não se deixe cair na tentação, fiquem neutro e longe isso vos ajudara no futuro.

  3. A solução da crise política guineense está muito longe de conhecer dias melhores, porque até então ninguém sabe o que é que o dito “presidente da republica” quer fazer. A decisão é de retirar o mandato ao PAIGC e entregá-lo aos seus 15 filhotes mas como eles são ambiciosos e oportunistas dividiram-se em dois grupos e com esta fragmentação o senhor Jomav esta indiciso em nomear um deles para chefiar o governo e como não quer voltar atrás na sua decisão de retirar o poder ao partido vencedor das ultimas eleições entretanto formulou um convite ao PRS para propôr uma solução que promova a estabilidade governativa, agora este partido ao que tudo indicado poderá rejeitar este plano maqueavelico do Jomav. Agora onde é que este homem vai parar com a sua decisão, ou estes prestes a cometer mais uma decisão inconstitucional? Haver vamos, ” si canua ka nkadja no na tchiga”.

  4. A divisao interna no seio do PAIGC com differente grupos e diferente interesses e uma dor de cabeca para a sociedade Guineense. Existem linguagens de difamacoes e insultos contra o PR como se ele pertencesse a um maior Partido da oposicao Guineense. O PAIGC como o maior Partido devia ser coerente e exemplar para o Povo e deixar de ser a oposicao contra si mesmo atraves de um dialogo interno e opcao de uma outra personalidade para o cargo do PM que possa trabalhar com o PR. E isso que posso dizer maturidade politica e resolucao do conflito no seio deste Partido.

    1. meu caro amigo, quero ser directo na minha opinião,mas sem ofença! por mim os jogadores ou melhor, os clubes jogam entre si. O árbitro simplismente está lá para apitar as faltas. por mim é ali que reside o grande problema de JMAV. Querer ter controle de tudo

      1. Se esta confusao persistir e urgente a opcao do sistema politico dito Presidencialismo na politica Guineense. Ai existe a opportunidade de o Presidente escolher um PM de confianca com quem ele pode trabalhar sem confusao. O semi-Presidencialismo em si e um sistema arcaico e inadequado para um pais como a GB onde o Povo esta habituado a” lei di con” para poder meter tudo em Ordem. A historia da GB assenta se neste mecanismo de manipulacao da violencia desde a independencia. Todos nos conhecemos esta historia. Pois pergunto a Todos o seguinte: Quem ousavva desafiar as decisoes do antigo Presidente Nino Vieira com argumentos baseados em nome da Democracia Ocidental? Acho que e ainda muito cedo falar da Democracia na GB quando os autores politicos optam a interpretar as leis e decisoes do tribunal de uma forma subjectiva. Ai reside toda a salada de fruta que provoca a diarea permanente na GB.

      2. Se esta confusao persistir seria indispensavel a opcao do sistema politico dito Presidencialismo na politica Guineense. Ai existe a opportunidade de o Presidente escolher um PM de confianca com quem ele pode trabalhar sem confusao. O semi-Presidencialismo em si e um sistema arcaico e inadequado para um pais como a GB onde o Povo esta habituado a” lei di con” para poder meter tudo em Ordem. A historia da GB assenta se neste mecanismo de manipulacao da violencia desde a independencia. Todos nos conhecemos esta historia. Pois pergunto a Todos o seguinte: Quem ousavva desafiar as decisoes do antigo Presidente Nino Vieira com argumentos baseados em nome da Democracia Ocidental? Acho que e ainda muito cedo falar da Democracia na GB quando os autores politicos optam a interpretar as leis e decisoes do tribunal de uma forma subjectiva. Ai reside toda a salada de fruta que provoca a diarea permanente na GB.

  5. É Hora de todos nós pensamos do que estamos a fazer pelo que a nossa Guiné passa ser um país estável democrata tudo isso é quando nos deixar governar até ao fim de legislatura a quem ele é que vai entregar relatório ao povo que-lhe conferi o mandato.

  6. Caros compatriotas Guineenses. Julgo que é muito mais construtivo fazer reflexões sérias sobre o estado atual deste país de que cair na tentação de fazer comentários de ânimo leve. Será que não somos capaz de ver a falta de coerência e a tão denunciada delapidação do dinheiro público? quem estiver isenta de culpa, neste governo que atira a primeira pedra: Os filhos dos elementos deste governo estão a ser colocados em lugares executivos nas empresas sem se quer ter o mínimo de competências para tal. Os chamados ministros do ano a construirem “MANSÕES”, com qual dinheiro? “do Povo”, obviamente. Para quem trabalha todos os dias em prol do desenvolvimento desta sociedade é inexplicável a forma como alguns privilegiados “Mininus di praça. Fidjus di bom djintis”, exibem ostentação: viaturas que nem os Americanos de classe media têm ousadia de adquirir, casas de luxo como as de alguns membros do governo, em menos de 1 ano!. É preciso que o povo deste país faça ouvir a sua voz? é bom relembrar a alguns que este nosso presidente é um homem com talante e postura, de uma elegância requintada e refinada, que jamais se viu alguma vez nesta nação, “oxalá tivessemos a sorte de ter um homem com esse cavalherismo há muito tempo atrás, talvez não estariamos neste atoleiro de selvagens em que se converteu esta nação. Tinha de haver um filho desta terra capaz de pôr a mão na fervura e acabarr com esses abutres, parasitas e lumpens sociais (governantes). Por essa razão, comecou-se a orquestração de campanhas de descredito, pago pelo governo (com nosso dinheiro), com blogs de pouca monta e pouca vergonha para degrinir a imegem de um homem tão culto, inteligente e refinado (já deu prova disso). Resulta triste ver que esta sociedade está desenhada para promover incompetência e mediucridade. Olhem pelo vosso povo que suplica pela misericordia e sacrifica todos os dias para sair a frente e de repente aparecem grupos de “entulhados” que ninguém sabe onde estudarão e quais são as suas qualificações académicas e querem espalhar o caos e desordem, pelo apego ao poder, e que ninguém lhes exija responsabilidades. Isso já acabou e nunca mais regressaremos a esse estado de impunidade e anarquia.
    “Viva esta terra e que deus a abençoe”

  7. Estamos, mais uma vez, a assistir o regime ditatorial que ao longo dos séculos tem sido um problema na nossa querida Guiné. o presidente da República já deve reconsiderar a sua posição e ver o seu povo, que já há um ano implora por ele “dê-nos um sossego”.
    A ditadura foi implantada pelos europeus, não surtiu efeito porque os nossos heróis posicionaram-se contra; depois, foi o Luís Cabral a ser expulso por ditadura, O Nino Vieira passou pela mesma situação, agora é a vez do José Mário Vaz ser também expulso.

  8. Irmão
    Afinal este partido aceitou ou não a decisão anti democrática do PR…?

    Já li noticias do sim…

    Era uma lição de democracia deste PRS,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *