MEMBROS DO GOVERNO DEMITIDO DEIXAM O PALÁCIO DE BRÁ HOJE

Os membros do ex-governo de Carlos Correia vão deixar na tarde desta quinta-feira, 9 de junho de 2016, o edifício da sede governamental. Os membros do executivo demitido que se encontram barricados no Palácio de Brá desde o dia 26 de maio último, resolveram “consentir o pedido das entidades religiosas e das organizações da comunidade internacional” para abandonar  a sede do Governo.

O Democrata soube junto do PAIGC (partido que suportava o governo demitido) que às 15 horas desta quinta-feira, os 14 membros do executivo demitido e demais dirigentes do partido libertador bem como responsáveis de outras formações políticas que fazem parte do Fórum de Convergência (no qual o PAIGC é parte integraante) abandonarão o Palácio de Brá.

O nosso jornal apurou ainda que os membros do executivo barricados no palácio sairão do edifício e seguirão diretamente para a sede do PAIGC no centro da cidade, onde irão render uma homenagem a veterana de guerra, Carmem Pereira.
Segundo uma fonte do partido contactado pelo nosso Jornal, a direcção do PAIGC juntamente com outras formações políticas que fazem parte do fórum (PCD, UM, MPG e PST) continuarão a luta política com manifestações para exigir a “legalidade” constitucional.
De referir que na noite do passado dia 7 do mês em curso, o novo executivo através do Secretário de Estado da Ordem Pública, Marcelino Simões Lopes Cabral terá mandado retirar os seguranças aos membros do ex-governo.

Recorde-se ainda que no passado dia 5 deste mês, as forças da Guarda Nacional (GN) impediram o ex-primeiro-ministro, Carlos Correia de aceder ao Palácio do Governo. O corpo de segurança de Carlos Correia [constituído por Polícia de Intervenção Rápida – PIR] tentou forçar a entrada do ex-primeiro-ministro mas as forças da GN não cederam à pressão.

 

 

Por: Assana Sambú

12 thoughts on “MEMBROS DO GOVERNO DEMITIDO DEIXAM O PALÁCIO DE BRÁ HOJE

  1. No meu ponto de vista, essa é uma das decisões mais sensata que os membros do governo demitido poderiam ter feito, pois como se sabe que o PAIGC já deu entrada a uma acção judicial ao STJ, agora seria bom saírem e esperarem pela pronunciamento do STJ sobre a inconstitucionalidade ou não desta nomeação. Continuar no palacio só agravaria mais a situação, é bom deixarem o governos recem empossado usarem o palacio de governo para desenvolverem os seus trabalhos sem nenhuma interrupção e que esperemos todos o pronunciamenteo da STJ.
    Aplaudo esta iniciativa das entidades religiosas pela forma sábia como estão a encaminhar as coisas, parabens.

  2. Mas o que isto?! Acima lê se ” para exigir a “legalidade” constitucional ” !??
    Agora é este jornal mesmo – O Democrata – responsável pelas aspas que parece ironia sobre a palavra legalidade na legalidade constitucional enquanto este gente acabam para lutar pelo direito legal e por uma verdadeira Democracia tendo a constituição no seu lado. Foram vencedores e derrubados ilegalmente. Honestamente não acham que um jornal carregando este nome deve estar no lado da legalidade constitucional e da Democracia? Um cenário muito triste para uma verdadeira Democrata.
    /L

  3. Só o abandono do edificio mostra claramente o governo legitimo é o novo Governo. Agora o que resta deles é ir para casa, voltar ao vosso trabalhos como tecnicos ou ir fazer oposiçao, e deixar o novo e legitimo governo trabalhar para desenvolver a guine Bissau, e vou conseguir, sei que são capazes. bom trabalho viva democracia.

    1. O legitimo Governo é quem ganhou os votos do povo mas se nao vao respeitar a Constituicao isto é mais um golpe contra a democracia – desta vez um Golpe de Estado Juridico.

  4. No sistema do governo Semi-presidencial, com um regime politico Democratico, Nunca o povo Elege o Governo mas sim o povo elege os deputados da naçao que representa o enteresse do povo nao dos partidos politico.

    Em termos constitucionais O governo é formado com base nos resultados eleitorais, nao com base no partido que ganhou as eleiçoes porque se for assim se um partido vencer eleiçao com 35% serra que pode governar? claro que nao.

    Se o partido vencedor causou grave crise instituicional em vez do presidente da republica desolver ANP é melhor permitir o segundo partido mais votado e os deputados nacionalistas encontrarem a soluçao foi isso que aconteceu.

  5. Uma vez que o PAIGC é o maior probema para a si mesmo e consequentemente para o nosso país, o melhor para estes gentes é irem ao sede de PAIGC e barricar ai para exiger que os seus problemas sejam resolvidos.

  6. Sr Lante. Ainda tem muito a aprender: https://www.odemocratagb.com/novo-executivo-retira-elementos-de-segurancas-aos-membros-do-ex-governo/#comment-51375

    isto é um Golpe de estado jurídico e temos como democratas a obrigação e o direito de denunciar, ok? É precisamente isto o que a lei mais importante, a Constituição, no seu ARTIGO 4° nos mostra. Está la expressamente escrito, muito claro, que quem ganha os votos do povo são os partidos. A seguir no ARTIGO 98° a lei nos mostra que um Primeiro-Ministro somente pode ser nomeado “tendo em conta os resultados eleitorais”. Assim a Constituição não permite a escolha do PM na base de uma maioria formada com a ideia de juntar deputados DEPOIS das eleições uma vez que quem ganhou os votos do povo eram partidos, não os deputados. A Constituição obriga uma escolha do PM baseado no RESULTADOS ELEITORAIS mais nada. Esta escrita e é bastante facil entender para quem é honesto e saber ler. A constituição foi violada e assim a vontade do povo. Estamos perante um Golpe de estado jurídico violando a democracia. Golpes de estado e Ditaduras são uma das maiores afrontas à democracia em qualquer lado do mundo. O povo enganado mais uma vez. Todo país vai perder, o povo e os pobres filhos vão sofrer, os doentes morrer desnecessariamente e os alunos tem que continuar aprender com as piores condições no mundo tudo por serem impostos a injustiça deste Golpe Jurídico.
    Num breve futuro vão ver o resultado disto e sentir no pelo e no estomago o resultado de permitir um grupo roubar o poder de roubar livremente o futuro do povo e cada vez mais. Não vão nunca mais permitir eleições transparentes e justas como estes últimos.

    A verdade e tão triste – a Democracia morreu!

  7. Linda V pode-me fazer o favor de ler o artigos 68º nº 1 b), conjugado com artigo 104º nº2 da constitouçao da republica.

    Entretanto como o PAIGC criou grave crise instituicional o Presidente usou estes artigos e arranjou uma maravilhosa soluçao para crise que é a permisao a criaçao dum novo e legitimo governo com base nas regras parlamentar e juridico-constituicional.

    Vou te fazer entender uma coisa. Nao haverá eleiçao legislativa ate final da legislatura.

  8. Sr. Lante deveria ter vergonha titular o abuso da Democracia maravilhoso! Numa Democracia o poder tem que basear-se na vontade do povo assim não se pode afastar do povo o Governo que tinha elegido sem ter fundo para tal. Numa democracia é pertinente respeitar a Constituição! Por quanto que quiser não pode alterar o facto de que era o PR que inventou qualquer crise demitindo o primeiro Governo assim criou cada vez maiores crises. As instituições do estado, a ANP e os partidos funcionava bem melhor que antes, pagava salários e tudo estava indo para muito melhor. A administração da economia do país internacionalmente reconhecido. Neste momento abusou o poder e abusou a Constituição para impor um PM e um governo sem considerar os resultados das eleições. Compreende?!

  9. Sr Linda V devia ter vergonha de apoiar o PAIGC que governou 42 anos e fez somente «abarbaridades» absoluta e colocou a Guine Bissau no estado em que se encontra. Acredita.

    Se calhar voce é um dos a desgraçar a Guine Bissau.

  10. O Sr lante Isto não tem nada a ver com PAIGC! Sr Lante deve ter vergonha de dizer isto a alguém que simplesmente estar a defender a Democracia e já está a ameaçar me com o que acha bem! https://www.odemocratagb.com/cadi-seidi-decidimos-de-forma-voluntaria-e-consciente-a-nossa-saida/#comment-51443 Sei que é isto que tem como esperança (até me garante) o que vai acontecer comigo e defensores da democracia. Estou a ver pelas suas ameaças com forcas de Segurança e Tribunais (compradas ou obrigadas de condenar a gente por nada) e acho que o Sr Lante é um típico representante da gente que quer um estado totalitária e repressivo onde o povo e cidadãos comuns não têm participação significativa na tomada de decisão do Estado. Este tipo de estado e muito PERIGOSO para cidadãos comuns. Gente normal (o povo) entram e sai dos esquadras por nada batidas e penalizadas. Um estado de totalitarismo normalmente sob o controle de uma ou poucas pessoas que não querem saber do povo e não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para calar gente e regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível. Um pesadelo depois de ter abandonado o caminho de Democracia. Depois os primeiros passos nem os Juizes podem dormir sem ameaças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *