PAIGC REÚNE SEU COMITÉ CENTRAL PARA PROPOR NOME À PRESIDÊNCIA DA ANP

O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) reune esta tarde de sexta-feira o seu Comité Central para propor uma figura a presidência da Assembleia Nacional Popular (ANP). O nosso jornal apurou que o Bureau Político reuniu os seus membros ontem com o propósito de analisar a lista dos interessados para o cargo máximo do parlamento, num universo de seis pretendentes.

O Democrata soube que a reunião do Bureau Político terminou por volta da uma hora de madrugada. Um dos membros deste órgão do “partido libertador” contou ao nosso jornal que doravante apenas três nomes figuram na lista a ser apresentada esta tarde aos membros do Comité Central, designadamente Cipriano Cassama, Braima Camará (Bá Quecuto) e Augusto Olivais.

Outra fonte dos libertadores informou que a desistência de alguns candidatos surgiu na sequência da criação de uma comissão pela direção do partido com base na recomendação da reunião da Comissão Permanente. A nossa fonte confidenciou que os membros desta comissão conseguiram convencer  estes candidatos a se desistirem a favor do Cipriano Cassamá, um dos apoiantes do atual líder, Domningos Simões Pereira, durante o congresso de Cacheu em fevereiro último.

A comissão é dirigida pelo primeiro vice-presidente do partido, Carlos Correia, e integrada pela segunda vice-presidente, Hadja Satu Camará Pinto e por Dam Yalá.

De acordo com as informações apuradas, admite-se a probabilidade de um acordo secreto firmado na reunião mágna de Cacheu em que o atual presidente do partido comprometeu-se em apoiar Cipriano Cassamá na corrida à presidência da ANP.

Uma fonte próxima da direção do partido nega a existência de qualquer acordo secreto a nível dos membros de aliança com o intuito de apoiar a candidatura de Cipriano Cassamá, todavia confirmou ao nosso jornal que uma boa parte dos ex-membros da aliança estão mobilizados a volta da candidatura de Cipriano Cassamá.

O Democrata soube que nesta primária do partido para a presidência do parlamento Cipriano Cassamá é o favorito da lista por ter o apoio dos membros da aliança e da direção do partido. Braima Camará de acordo com as informações apuradas é o segundo favorito na corrida, porque conta com apoio de Presidente da República eleito, José Mário Vaz.

Augusto Olivais que até aqui desempenhava a função do primeiro vice-presidente do parlamento não está bem posicionado na lista por não obter o apoio dos veteranos e da própria direção do partido.

A Comissão Permanente do PAIGC é formada por nove membros, o Bureau Político é constituido por noventa e um membros e o Comité Central, maior órgão do partido entre congressos, é composto por trezentos e cinquenta e um elementos

Por: Assana Sambú    

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *